quinta-feira, março 23, 2006
Como criar títulos que vendem - parte I
Por Raul Otuzi
Durante cinco anos, a Almap antecipou o destaque da matéria de capa de Veja com outdoors que viraram case de mídia. São exemplos notáveis de títulos. Títulos que cumprem a função de informar, chamar atenção, criar interesse, despertar desejo e provocar ação.
Como o objetivo, além de consolidar a imagem de marca, era vender as revistas em banca de jornal os títulos faziam menções claras ao assunto principal da revista naquela semana. Chamadas engenhosas, oportunas, que exploravam todo o universo (rede semâtica/palavra-puxa-palavra) do tema em questão.
Agora o curioso é que o melhor título é aquele que não aparece. A cor preta já comunica tudo. Esse é o segredo: comunicar da melhor forma possível. E isso às vezes significa ficar calado. A direção de arte é da Katia La Farina, com direção de criação de Marcello Serpa e Eugênio Mohallen.
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9 comentários:
Sugestão de desafio: criar titulos para outdoor de Veja. Vocês dão o mote, a gente quebra a cabeça para criar. Que tal? Um belo desafio, hein?
Os títulos do Carrascozi de Veja realmente são muito bons. Parabéns, Carrascozi!
Os titulos de Veja são do Carrascoza? Sério? P*** que pariu! Esse cara eh f***!
O pessoal da classe falou que é. E o primeiro sutiã também. FU-DI-DO. Ops, sorry... (risos)
Anúncios de Veja são do Carrascoza?
Primeiro sutiã também?
Cadê a cultura publicitária de vocês, moçada?
As peças de Veja foram feitas pelo Mohallem, Zanatta, Tales Bahu, Sophie Schoenburg...
Primeiro sutiã é do Olivetto.
Vamos ler mais os anuários antigos. A história e alguns dos melhores anúncios da nossa propaganda não estão na Archive e no One Show.
Rapá...
na boa, naum gostei dos títulos naum...
informam, mas ñ deixa a lembrança na mente...aliás, naum me lembro de nenhum agora, só o da tarja preta q remete ao 11 de setembro.
Informar é bom, mas se tornar notável e posteriormente fidelizar é melhor ainda.
Chico,
você não está confundindo as coisas? Estes anúncios não são e não pretendem ser institucionais. A intenção deles é uma só: vender a próxima edição da revista. Você está dirigindo sábado e pronto: vê qual é a principal matéria da revista contada de um jeito engraçado. É praticamente um varejo, mas nesse caso muito bem feito.
Sobre o fato de não lembrar dos anúncios lembre-se: ninguém os viu todos juntos de uma só vez na rua.
Abs
Mas algum desses eh do Carrascoza? Ele trabalha na AlmapBBDO?
O Chico é um gênio. Quer tornar memoráveis até títulos para vender notícias semanais. Eu contrataria esse cara.
Informar é bom, mas se tornar notável e posteriormente fidelizar é melhor ainda.
Chico, Be My Master, Chico!!!
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