Esse espaço é seu. Mande sua foto e um texto de sua autoria com 1000 caracteres exatos (contando os espaços) sobre qualquer assunto, que a gente publica. Publica se for bacana e de acordo com a ordem de chegada, ok? Escreva. ehduca@hotmail.com
Ferramenta de mudança
Por Matheus Arcaro
O pressuposto para a construção de uma sociedade democrática é a igualdade, seja de oportunidades ou, num âmbito maior, social. Para isso, é necessário passar por alguns pontos cruciais. Um deles é a leitura.
O subdesenvolvimento social é reflexo do subdesenvolvimento intelectual. Na cultura brasileira, não se inclui o hábito da leitura. A média anual por aqui é inferior a três livros lidos por pessoa, enquanto em alguns países europeus esta média chega a trinta (!).
Os bens culturais são ferramentas fundamentais para a inclusão social. Cidadãos leitores, mais informados, têm chances infinitamente maiores de sucesso. Em contrapartida, eis a questão: é interessante para o comando da nação, ter uma sociedade com senso crítico??
Embora a iniciativa individual ou familiar à leitura seja um caminho, o incentivo cultural deve partir de cima. Mas para isso acontecer, é preciso mudar uma linha medíocre de raciocínio que prefere o indivíduo influenciável ao cidadão, no sentido amplo da palavra.
sexta-feira, março 24, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
47 comentários:
mas não ia publicar só se o texto fosse bacana? isso aqui tá virando jornalzinho de bairro. logo, vai ter espaço para quadrinhos e horóscopo.
"O texto é bom. Mas fidelizar, persuadir e ouvir Chopin é ainda melhor"
Chico.
Peguei o jeito, Mestre?
Faaaala Raul!
Faaaala Matheus!
Belo texto cara, parabéns!
O que o mercado espera de nós, futuros publicitários, é essa visão ampla e crítica de tudo o que nos cerca, não só da propaganda, por isso é muito importante discutir (e escrever) sobre assuntos dos mais variados.
Falou companheiro Versátil!!!
Horácio:
naum Horácio...ouça pagode tambm...
Em tempo atrás achava q a maior falha da papulação era a educação. Hoje, percebo q é o individualismo.
As pessoas ñ se vêem como classe, ñ pensam em um interesse comum, apenas presam pelo q é seu.
A população pode ter os índices mais altos de analfabetismo, mas tendo uma consciência comunitária, saberá fazer grandes escolhas.
Canudos cresceu assim...e a população q a constituia era de iletrados, apenas trabalhadores q tinham um sonho em comum.
Esse texto eh realmente muito ruim. Uma visao superficial, obvia e infantil da realidade. Ele ter sido escolhido para abrir esta secao no site demonstra claramente o nivel intelectual dos professores universitarios que comandam este espaco. E digo mais: aposto que, apesar de escolherem um texto demagogo e politicamente correto, vao se valer do autoritarismo e apagarao este meu comentario honesto.
legal sim!!!
fui!!!!
A média nacional anual de leitura é só de 3 livros? Tá explicado porque anônimos continuam anônimos.
Inclusive para suas famílias.
Boa! Vamos acabar com estes anônimos insuportáveis e seus comentários ridículos! Nota 1.000.000 pro blog!
Texto elementar demais.
Mais do que elementar meu caro Watson. É idiota mesmo.
Boa. Belo texto. Vi Camões reencarnado. Continue assim.
MUITO BOM ESSE TEXTO. QUEM CRITICA EH LOUCO. VAMOS CRITICAR A POBREZA E A BURRICE, NAO QUEM FAZ ALGUMA COISA PARA MUDAR, GENTE. EH O BRASIL QUE PRECISA!
O que eu fico de cara é com esses caras que só ofendem por ofender.
É um recalque brabo. Explicação: frustração absurda.
Essa gente tem um problema sério de amor próprio. Não, não, eles não se acham, não. Eles até gostariam de se achar, mas como são limitados e têm a auto-estima baixa, nem isso conseguem, por isso gritam, xingam, espumam, esperneiam.
Tentam nivelar por baixo. Para quê? Estupidez. É a mesma burrice da deputada dançarina.
Mais uma vez, vocês confundem tema bom com idéia boa. O tema do outdoor do post passado era bom, a ideia era fraca... Alguem falou que era a mesma coisa que a campanha de Forum. Nao senhor, era o mesmo TEMA, a ideia de Forum é mil vezes melhor. Neste texto, o mesmo erro. O tema é ótimo e importante, o texto em si, chatissimo. Tão chato que, paradoxalmente, ele é um desencentivo à leitura. Sorry.
Outra coisa: alguém explica porque o carinha que escreve o texto tem que mandar uma foto? Bombo a foto também. Sorry, Matheus. Fraco.
que deputada dançarina?
Esse Matheus é o Wilson Matheus? Pô, galera, não sejam ignorantes! O cara é um baluarte da criação tupiniquim e vocês aí metendo o pau nele. Vão ganhar prêmios como o W. Matheus antes de criticar. Principalmente o Fernando Almeida aih, que eh cheio de botar banca e nao eh nada... Sorry.
Ele não é o Wilson. O Wilson é meu amigo. Ele me ajudou a fazer minha pasta e, se eu sou o que sou hoje, também é graças a ele. Chupa.
Você é amigo do Wilson Matheus, Fernando? Me arruma de mostrar a pasta pra ele? Desculpe pedir isso em publico, mas nao tenho outro jeito de falar com você. Por favor! Eu i-do-la-tro o Wilson Matheus. E agora, admiro você também.
PARABÉNS PELO TEXTO MATHEUS....
REALMENTE SE ENCAIXA PERFEITAMENTE NA LEITURA NACIONAL.
Mostra para mim antes, aí a gente vê. Não posso mandar qq coisa para ele - quando é assim, a gente sempre faz uma uma triagem antes. Beleza? Entra em contato pelo fernandocopywriter@hotmail.com
Mestre Chico: Por falar em iletrados, "prezam" eh com Z. Postar comentários é bom. Mas corrigir a ortografia é ainda melhor.
A população pode ter os índices mais altos de analfabetismo, mas tendo uma consciência comunitária, saberá fazer grandes escolhas.
Que bela letra de pagode isso daria, hein? Vms convidar Netinho de Paula pra gravar?
Desculpem, amigos. Mas se vocês realmente conhecessem o Wilson Mateos, saberiam ao menos q o nome dele é assim: M-A-T-E-O-S.
Duvido que você realmente o conheçam, ok?
Sorry, cara (ou "caras", quem quiser mandar o trabalho, eu vejo na boa). O e:mail é Fernandocopywriter1@hotmail.com
Tô no aguardo.
Claro que conhece, Patricia. O cara ia dizer que conhece se nao conhecesse? Vc não pode ser invejosa assim, menina. E eh Wilson Matheus, claro que é. Onde já se viu Matheus escrever MateOs? Ele é redator, ia ter erro de português no nome? Acho que não, né...
Pessoal, essa Patrícia tá certa. É Mateos mesmo. Mas mesmo com esse erro (risos) o cara é muito bom. Eu tô na cola dele, a gente um trabalho muito parecido. O meu é um pouco mais novo, porque eu sou mais novo que ele. Mas na boa. Se eu sou o que eu sou hoje, foram caras que nem ele que me fizeram assim.
QUEM EH WILSON MATHEUS (MATEOS)?
NUNCA OUVI FALAR. ELE EH FAMOSO?
Não é Matheus?? Tem certeza? Olha...
E, Patrícia, só para pensar um pouco antes de falar: o apelido do Wilson é Wil e ele tem cabelo cumprido. Quando encontrar com ele, pergunta do Fernandinho Almeida, que tomou cerveja com ele no Jabuti outro dia. Vai, pergunta. Sorry.
Wilson Matheus é o escambau.
Washington Olivetto. Esse é o cara...
Quem não tem idéia precisa ficar nessa de "sou amigo de fulano", sou amigo de "beltrano". isso parece coisa de... deixa pra lá.
Eu sou amigo da Xuxa.
hahahahahahahahahahah
E quem não tem idéia e nem amigo, fica nessa de criticar e tentar rebaixar os outros.
Eu não tenho amigo...
Olá. Meu nome é Wilson Matheus, sou redator aqui em Recife e me chegou aos ouvidos que estariam falando de mim neste site. Então, venho esclarecer a todos:
1 - não, este texto não é meu.
2 - não, não conheço nenhum Fernando Almeida nem lhe dei direito de falar por mim.
3 - sim, a grafia correta do meu nome é esta: Wilson Matheus.
Grato,
W. Matheus.
Matheus, achei seu comentário elitista. "Melhorar o social"? E porque não melhorar o de serviço também? Seu preconceituoso!
ÓTIMO TEXTO MATHEUS, É UMA BOA INICIATIVA PARA INCENTIVAR A LEITURA BRASILEIRA. PARABÉNS
Toda essa crítica e o Matheus continua lá, sorrindo...
Gente, pensei num anuncio aqui.
Para melhorar a leitura no Brasil precisamos muito mais do que textos. Precisamos de texticulos.
Não gostei do texto , achei que esse espaço seria para textos realmentes bom.
Mais nem por isso deixo de acessar pois tenho esperança de encontrar algo bem melhor..
Espero que os textos melhorem.
Primeiro achei ridículo os comentários contra. Vejam bem, não por serem contra, mas por serem anônimos. Que foi? Medo de dar a cara a tapa?
Segundo: Matheus, achei interessante a idéia do texto, mas faltou algo. Não sei bem se foi o modo como vc redigiu, mas não passou de bom. Não está interessante, marcante, está bom.
Valeu, Matheus!
Estamos no aguardo de textos que tenham exatos 1000 caracteres com espaço. Os que recebemos até agora ultrapassaram esse limite. Vamos lá. Quem se atreve a mandar?
ehduca@hotmail.com
fraco hein. esse cara fala com uma propriedade. q arrogancia, prepotencia...
Postar um comentário