quarta-feira, março 08, 2006
O melhor anúncio de Veja
Por Raul Otuzi
No post abaixo, comento a origem do posicionamento do Estadão, um jornal com mais conteúdo, para pessoas mais inteligentes, que pensam grande.
Ótimo. Mas depois de 10 anos, como evoluir esse discurso? Com criatividade, claro. Tudo está na forma de dizer. Hexa é uma palavra difícil? Então traz a 6ª estrela pra cá, Brasil. Esse é o tema que a Africa criou para a campanha da Copa para a Brahma.
O jornal de quem pensa grande é besta, comum? Então vamos substituir o grande pelo aumentativo ÃO e... pronto: temos muito mais pegada, personalidade.
Após 3 semanas de teasers, onde só se lia um emblemático “Pense ÃO”, a revista Veja dessa semana finalmente veio com a revelação. O título é provocativo, faz pensar de que lado você está: “TEM GENTE QUE PENSA INHO. TEM GENTE QUE PENSA ÃO.”
A imagem-chave traz a escritora Fernanda Young apoiada no gigantesco aumentativo. E o texto explica: “Inho é motoserra. Ão é preservação. Inho é invasão. Ão é ajuda humnitária. Inho é ter inveja. Ão é ser do bem. Inho é estresse. Ão é feriadão. Inho é o tédio. Ão é a adrenalina. Inho é imitar. Ão é criação. Inho é modismo. Ão é ter estilo. Inho é o reclamão. Ão é o otimista. Inho é subornar. Ão é ser cidadão. Inho é fugir da raia. Ão é encarar discussão.” Assina: Estadão. “O jornal de quem pensa ÃO.”
Para mim, inho é ter preguiça de pensar. ÃO é querer fazer sempre o melhor. E para vocês, o que é inho, o que é ÃO?
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18 comentários:
heheheh, comentei o post anterior antes de você postar este.
Bacana.
Resumindo muito, pensar ÃO é principalmente ter personalidade. E essa campanha tem de sobra. Não é a coisa mais maravilhosa do mundo, mas é muito bem resolvida. Não é memorável, não vai pro anuário como algumas campanhas anteriores (o histórico de comunicação do Estadão é fantástico), mas é marcante. Mas as outras, as memoráveis, talvez serviriam para outro jornal, não?
Essa é feita e perfeita para o ESTADÃO.
inho foi um modo rápido para fazer uma propaganda...ão seria o resultado q eles pensaram em conseguir.
Não gostei muito da peça...achei o texto fraco, simplório
Um campanhÃO.
Essa é a melhor campanha do Estadão.
É brilhante.
Inovadora.
Vencedora.
Rompedora.
É ótima.
E eu sou um mentiroso.
gosto mais da campanha anterior, dos anos 90. bem mais.
essa campanha atual, ai ai ai... o jornal quer mostrar conteúdo com a FERNANDA YOUNG? valha-me deus! e esse texto? hmmmm... raul, vc acha o estadão um jornalzÃO mesmo?
pra mim o estadão sempre foi um jornalzinho reacionário, e esse textinho desse anúncio não mudou minha opinião.
Eu gostei da campanha, não achei tudo isso que você falou, mas gostei. Só achei o teaser muito longo! Não aguentava mais ver aquele ÃO na Veja, foram 3 semanas, chega uma hora que dá raiva.
Inho é fraquinho.
Ão é um cagalhão.
E tenho dito.
Em relação a "slogan" da Copa, gostei muito do "Me vê meia dúzia, Brasil", da W/Brasil para a rede Globo. Isso que é apropriação dos ditos do povo!
Também não gostei.
Olhando assim de longe, a arte me lembra casas bahia, ainda mais que de longe a foto da Fernanda até parece aquela garota da CB
Galera,
essa campanha está só início. Ela ainda vai decolar e muito. Tem um potencial enorme. Se a Talent fizer direito (e alguém dúvida que fará?), o Estadão vai simplesmente se apoderar do conceito de aumentativo nesse país.
A antítese 'inho' e 'ÂO' possibilita milhões de desdobramentos interessantes e inteligentes. É só o começo. Vamos esperar para ver o desenrolar da campanha, ok?
Valeu!
Adilson,
acho o posicionamento do Estadão perfeito. É um jornalzÃO sim. Pelo menos a comunicação que vem até sendo feita desde os anos 90 até hoje tem trabalhado nesse sentido.
Sem contar que eles têm o Luis Fernando Verissimo, né? Covardia.
Agora, você sabe, não é o texto de um anúncio (um só!) que vai mudar sua percepção do jornal, mas uma série de ações de comunicação integrada, que ao meu ver, o conceito ÃO possibilita explorar.
Valeu!
Robson,
muito bem lembrado, muito bem
lembrado.
Valeu!
oi raul...
hee resolvi entra ...
bem eu acho que o zinho significa pequeno , ÃO grande
no sentido que inho seria pessoa sem cultura que não le o estadão .
ja o ÃO pessoa grande com um conhecimento e cultura elevado e também adquirido pelas informações passadas pelo estadão .
A Patricia eh um gênio. Como vc chegou a essa conclusão? Foi sozinha?
Não dá pra negar que o nível de anúncios da Veja tá melhorando.
Não ponho fé (ainda) de que a campanha vá marcar, como aquela da W/Brasil (?) para a revista Época, com o filme "A semana"(?).
Mas o legal dessa campanha, é a forma como ela faz o público refletir sobre a forma como é ( e quer) ser percebido e se inserir na sociedade.
Se pelo menos meia dúzia de fulanos após assistir ao filme se perguntarem:
"Pô, será que eu sou um mané?" Será que ser cidadão dá muito trabalho?"
Pronto, não vai vingar o Leão de Cannes, mas vinga o diploma de "COMUNICAÇÃO SOCIAL".
Opa, desculpa perguntar Adílson Terrível, mas o que você tem contra a Fernanda Young?
Ver ela ao lado do Cazé me fez enxergar o Estadão como um jornal mais "Underground", Lado B, Cult, saca?
Passei a ver a Folha como um jornal sem tanta personalidade (mesmo sabendo que os 2 são de direita, sem ilusões).
Essa é a minha visão de consumidor, a de publicitário fica off neste momento.
Valeu.
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