sexta-feira, abril 28, 2006

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Ok, ok. Estou atrasado. Mas é que a semana (para variar) foi hard de trampo. Mas vamos lá, o melhor anúncio de Veja dessa semana é da Fallon SP para o Citibank. Bem bacana, faz parte da campanha das peças postadas abaixo. O bom também é que tem texto e por isso podemos perceber nitidamente as fases do discurso retórico proposto por Aristóteles:

1. EXÓRDIO. Para despertar o interesse, simpatia, eles mostraram preocupação com o filho do leitor. Mergulharam no dia-a-dia corrido do homem moderno, que em busca de dinheiro fica sem tempo para nada, inclusive para jogar bola com o filho. Título: "Seu filho também não gosta quando o craque favorito dele só pensa em dinheiro."

2. NARRAÇÃO. Nesse momento de discorrer sobre a idéia central do anúncio, eles afirmaram com propriedade: "Dinheiro é ótimo. Mas não pode monopolizar seu tempo, porque existem várias outras coisas ótimas à sua espera."

3. PROVA. Para provar que a afirmação é verídica, motivo de concordância e que eles estão do lado do cliente, mostraram seus atributos: "Por isso, quando você precisa de nós, fazemos tudo para resolver, pessoalmente ou pelo Citiphone Banking e terminais 24 horas no Brasil e no exterior."

4. PERORAÇÃO. Na última fase, na hora de realmente ganhar o cliente, eles concluiram o raciocínio com ênfase: "Assim seu tempo rende e sua vida idem." Depois de mostrarem-se desejados, chamaram para a ação: "Para ser cliente Citibank, ligue: 0800-727-2484."

A redação é do Leandro Lourenção e a direção de arte do Edinaldo Cebolinha Fernandes, com direção de criação do espetacular Eugênio Mohallem.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mohallen nao era redator?

Anônimo disse...

Qnt a "melhor peça de Veja", meu Deus, os anunciantes de Veja tem economizado nas boas peças, ne?

Aquilo la (veiculo), ja foi mmmuito melhor!!!

Unknown disse...

Sugiro trocar de revista. Fazer, sei lá, o melhor anúncio de Playboy, ou da VIP, ou da MTV. A Veja realmente está com um conteúdo terrível, tanto no editorial quanto no comercial.

Anônimo disse...

Duccini, Valeu! Erro 'feio' de revisão. Agora já corrigi, está ok.
Direção de criação: Mohallem.

Xarape, vou continuar comentando o melhor anúncio de Veja porque ela continua sendo a mais importante revista do país. Mas vou começar a colocar anúncios de outras revistas também. Valeu. Aliás, valeu pelo post. Você estava sumido, o que é uma pena porque seu comentários sempre foram bacanas, espero que volte a escrever mais vezes, assim como o Daniel Coelho e o Renato Brito.

Abraços,

Anônimo disse...

Raul, só pq a Veja é a maior revista do pais, tem necessariamente que conter os melhores anuncios?
Os criativos se empenham muito mais num anuncio da Vip, Playboy e algumas revistas femininas.
A Veja eh uma revista psdbista e de classe media.
Acho que seria muito melhor trocar o foco para outro veiculo, pq a semanas nao encontro um anuncio decente na Veja.

abraços

Anônimo disse...

Esse anúncio realmente ficou muito bacana. O legal é que foge da linha convencional dos bancos, mas não deixa de ser vendedor.

Precisamos de mais anúncios assim.

Anônimo disse...

É vendedor justamente porque foge da linha convencional de comunicação de bancos.
E não é apenas o melhor anúncio de Veja como é parte da melhor campanha de banco dos últimos tempos.
Enquanto o Itaú diz que tem um Itaúzinho ou um Itaúzão feito para você (quem falou que eu quero?), enquanto o Bradesco fala que é completo, enquanto o Real diz que faz mais que o possível, o Citibank fala que existem coisas mais importantes que dinheiro, fala
que ver um dente de leite caindo é mais emocionante que ver a bolsa subindo. E aí sim, diferencia, toca no sentimento das pessoas e ganha o coração de todo mundo.
Fantástica.

Anônimo disse...

Keep up the good work » » »

Anônimo disse...

Very nice site! online contact lens acuvue contact lense contact lens mercedes clk 200 2000 Toyota auto rentals mercedes diesel van orlando florida Search engine optimization targeted visitors 0mg.com mercedes benz clk-gtr Facial eczema human photos http://www.kitchen-equipment-1.info Shaw wireless plans door seal kit vw jetta Mercedes hubcap Keno reeves video keno v4 cervical cancer Big hole of anal Infiniti fy 8320