Seu mundo é real ou virtual?
Por Henrique Tucci.
A vida não é um jogo. Essa afirmação, que muita gente já ouviu por aí, está ficando absurdamente antiquada. E até inadequada. Afinal, já tem muita gente ganhando dinheiro de verdade só no mundo virtual.
Recentemente foi lançado um cartão de débito, do mundo real, como esses que você tem aí na sua carteira, que permite que jogadores gastem dinheiro ganho no universo virtual. O cartão pode ser usado em caixas eletrônicos no mundo todo para converter dólares virtuais em moeda real. Quem está oferecendo este serviço são os desenvolvedores do Projeto Entropia, um jogo on-line do tipo role-play que tem uma economia que se assemelha à do mundo real.
Só para se ter uma idéia de como essa brincadeira está ficando séria, no ano passado, um resort criado e construído neste mundo virtual movimentou cem mil dólares. O negociador foi Jon Jacobs, que participa do Entropia com o personagem “Nerverdie” ou “Nunca morre”. Neste momento está sendo desenvolvida uma boate virtual onde poderão ser vendidos a outros jogadores clipes e músicas de grandes gravadoras.
O fundador do Projeto Entropia, Jan Welter, afirma: “Estamos quebrando a barreira entre a realidade virtual e o mundo real”. O Projeto Entropia é um dentre muitos jogos conhecidos como MMORPGs ― Massively Multi-player Online Role-Playing Games – jogos do tipo role-play para múltiplos usuários on-line. Esse tipo de jogo permite que as pessoas habitem um mundo virtual como um personagem a sua escolha. No Entropia, estes avatars, como são conhecidos, vivem suas vidas virtuais em um planeta chamado Calypso que tem dois continentes com cidades que crescem rapidamente.
A versão básica do jogo é gratuita. Mas, como no mundo real, você precisa de dinheiro para experimentar tudo que aquele Universo tem a oferecer de bom. A economia do Entropia permite que os jogadores troquem moeda real pela sua moeda, a PED – Projetc Entropia Dollars e depois façam sua conversão para o dinheiro real novamente. Veja a cotação atual: cada dez PEDs equivalem a um dólar americano.
Os jogadores podem ganhar mais dinheiro acumulando PEDs quando adquirem bens, prédios ou terrenos. Por exemplo, um jogador pode escolher ser um caçador de animais virtuais para vender peles. Com as peles, uma costureira pode fabricar e vender roupas. A companhia que desenvolveu o jogo, a MindArk, ganha seu dinheiro com a manutenção dos equipamentos que os jogadores usam na simulação, como a máquina de costura deste exemplo. Ou, se o jogador precisa continuar usando sua arma para ganhar dinheiro, também precisa pagar à MindArk para fazer sua manutenção. No ano passado, 165 milhões de dólares foram movimentados pelo jogo e os fundadores deste Universo on-line esperam pelo menos dobrar esta cifra em 2006.
O novo cartão de débito do Entropia torna cada vez mais difuso o limite entre o mundo físico e o virtual. Com ele, as pessoas podem ter acesso a seus PEDs, conseguidos virtualmente, e convertê-los em dinheiro real em qualquer caixa eletrônico. O cartão também permite fazer transferências, saques e depósitos e até ver extratos.
E o jogo já tem seus especuladores. Um jogador da Austrália comprou uma ilha e ganhou dinheiro vendendo terrenos para construção de casas e cobrando taxas para caça e mineração. A venda da ilha entrou para o livro de recordes Guinnes como a maior transação já feita com dinheiro virtual.
Você já pode acordar cedo, colocar seu terno e ir pra frente do computador. Agora só falta a Forbes lançar sua lista com os 500 maiores empresários do mundo on-line.
E você? Já pensou no seu próximo negócio virtual da vida real? Conte pra gente o que você faria para ganhar dinheiro no seu mundo virtual.
Conheça o Projeto Entropia: http://www.entropiauniverse.com/en/rich/5000.html
15 comentários:
Piração!!!! Muito bom! Adorei o texto. Eu vou montar uma consultoria... hehehehe Valeu TUCCI!!!!
Eu vou montar um puteiro!!! hahaha
Fala sério pessoal! Tem terrorismo nesse mundinho virtual? hehehe
Muito legal... vamos montar uma comunidade Ehduca...
É bom mesmo fazerem um mundo virtual. Porque esse nosso mundo real não tem mais jeito, né, gente?
Eu sempre gostei muito de jogar roleplaying game. Meu avatar sempre foi um mercador. Acho que me daria bem. Mas como vocês acham que seria legal aproveitar melhor isso? Acho que dava pra vender espaços dentro do Entropia para colocar banner publicitários, abrir um McDonalds sei lá. Dá pra aproveitar mais, num dá????
É isso aí Fernanda! Eu quero abrir um gasoduto lá! Num tendo Lula já tá ótimo!
São iniciativas como esta do Entropia que fazem com que a gente acredite cada vez mais numa tendência de polarização da economia mundial para o mundo virtual. Gostaria que vocês comentassem sobre isso - Tucci ou Raul. Obrigado, e parabéns pelo site, professores.
Um abraço, Ricardo.
O game Project Entropia é um entre vários MOGs (Massive Online Games), RPGs com temática futurista, onde centenas de jogadores interagem em mundos virtuais tridimensionais.
E agora, quem quiser, poderá atingir este público com campanhas publicitárias veiculadas dentro do ambiente do game. É que a sueca MindArk, criadora do game, há uma ferramenta que permite aos usuários veicular anúncios que são veiculados em outdoors dentro no mundo do game.
No sistema, o interessado faz uma apresentação em slides, que depois podem ser colocados, de forma paga, para os demais jogadores.
Até o momento, as únicas campanhas veiculadas promoveram apenas eventos dentro do próprio jogo, como competições multiplayer. Em outro jogo que explora o princípio de mundos virtuais, o Second Life, os jogadores podem criar livremente qualquer tipo de estrutura, inclusive campanhas publicitárias.
A MindArk também anunciou um acordo de colaboração com a Massive, empresa norte-americana especializadas em veicular anúncios dentro de jogos e que conta com clientes como Coca Cola e Warner, e que poderão aparecer também para os usuários de Project Entropia, game que tem mais de 400 mil usuários registrados.
fonte: estadao.com.br
Galera, vamos combinar uma coisa: comments maiores que o texto comentado, não pode, ok?
Tenha dó, né?
As principais revistas semanas dao distaque a essa nova onda! A Epoca é um exemplo, com assinante, percebo a semanas reportagens sobre o jogo virtual!
Lendo o texto do EHDUCA lembrei de um jogo chamado Banco Imobliario! Quem nunca jogou? O jogo tinha duas versoes, e ainda deve ter, a JUunior com um tabueiro pequenno e outra mais complexa, vamos dizer assim...
Vejo com uma certa semelhança entre esses 2 jogos. Um da "idade da pedra" outro do mundo nulodimensional.,..
É engraçado como as pessoas aderem a esse jogos virtuais ( q são comunitários) facilmente.
Ficam horas e horas em frente ao Pc fazendo o mesmo q deveria ser feito no mundo físico. Não vejo diferença alguma, apenas a impessoalidade.
Será q esse é o sucesso desses jogos? naum é vc, e sim um personagem criado a sua maneira q faz todas as coisas q vc gostaria d fazer...
É verdade q a realidade doi, mas fugir dela é ridículo.
porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda? porque nao fernanda?
Bobo.
Acredito que o Projeto Entropia nos mostra que é perfeitamente possível promover uma integração entre o que se vive on-line e o que existe no mundo real. É uma forma de ampliar possibilidades. Pensem em quantas novidades podem ser criadas com isso: treinamentos mais dinâmicos e divertidos, novas formas de comprar, promoções com resgate de prêmio nos dois canais, etc. Na real, é só botar a cabeça pra funcionar. Um abração. Tucci
Postar um comentário