sexta-feira, maio 05, 2006

Entrevista exclusiva com André Godoi - Redator da Giovanni - Parte II


André Godoi deu o que falar com suas declarações

A primeira parte da entrevista com o André Godoi deu pano pra manga. O assunto mais comentado foi a regulamentação publicitária – diploma ou não diploma, eis a questão. Tema delicado, contrapôs opiniões divergentes. Ótimo debate.

Agora na segunda parte do bate-papo com o André, esperamos uma boa repercussão também. Com vocês, um dos criativos da campanha Viva! da Kaiser, premiado com o GP de rádio no último FIAP – Festival Iberoamericano de Publicidade.
Clique aqui e ouça: www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=20382

Bom proveito!

Raul Otuzi e Henrique Tucci

A campanha da Kaiser, que celebra os bons momentos da vida, é um sucesso. Revela pra gente os bastidores, como surgiu o insight criativo para essa campanha.
Objetivo: nada de bundas, piadinhas, bichinhos ou personalidades. A gente queria algo realmente novo na categoria. O Fernando e o Valdir convocaram o departamento de criação inteiro. A gente se reunia dentro da agência, fora, na casa da galera. O processo de criação, com certeza, influenciou muito no resultado. A gente se divertiu bastante. Depois de muitas rodadas de planejamento, criação e de cerveja, chegamos lá. Viva! Que tal falar sobre os verdadeiros motivos que nos levam a beber uma cerveja? Da mesinha do boteco da faculdade, da cerveja que você tomou com o seu velho, do primeiro encontro. A cerveja, na verdade, é apenas um coadjuvante desses momentos, e não o ator principal. Fazer parte do público-alvo da campanha também ajudou pra cacete. Uma curiosidade dos bastidores aconteceu na criação do primeiro filme da campanha – aquele dos rótulos que se transformam em desenho animado. O filme foi criado aos 49' do 2ºtempo, dentro de um quarto de hotel em Cannes. Eu, Valda, Fernando e Murilo. Ninguém faz idéia do que é trabalhar imaginando que, naquele exato momento, algum grupo de suecas peitudas poderia estar pulando na piscina do hotel só de relógio. A sorte é que o filme ficou massa. E a probabilidade de você comer alguém em Cannes é muito menor que faturar o Grand Prix de filmes.



Além da Kaiser, a Coca-cola também vende o otimismo, a atitude positiva em relação à vida. É uma tendência? Até que ponto esse caminho tem fôlego?
Campanha dizendo para você aproveitar mais a vida é o que a gente mais vê por aí. Está lá escrito na cartilha de todo fuckin' marqueteiro bitolado que fez MBA e se acha o máximo. O problema é que nem sempre o produto é coerente com a mensagem. Por exemplo, fica difícil acreditar quando um banco pede para você trabalhar menos. Ha ha ha. Me poupe. E outra, você não chama o futuro amor da sua vida para tomar um refrigerante no barzinho. Desculpe o trocadilho, mas essa não cola mais.

Cite uma campanha que você gostaria de ter criado. Por quê?
Queria ter feito a campanha "Não é nenhuma Brastemp". Dispensa qualquer explicação.

Os medalhões todo mundo conhece, por isso cite alguns profissionais de criação da nova geração que você admira.
Fernando Nobre, Gustavo Diehl, Carlinhos Shleder, Fernando Campos, Daniela Ribeiro, Theo Rocha, Wilson Mateos, Rodrigo Senra, Max Geraldo, Murilo Lico, João Linneu, Fábio Brandão, Guy Costa, João Caetano, Keka Morelle, Rodrigo Leão, Laura Esteves e Ícaro Dória. Se eu fosse mostrar a pasta hoje, ligaria pra essa galera.

TV, rádio, revista, jornal, mídia exterior... Para qual meio você prefere criar. Por quê?
Títulos. Cada título é um raciocínio diferente. Cada título é uma idéia nova. Faço títulos mesmo se o job for de filme, rádio, pdv, internet ou cartão de aniversário.




Reparem nesses títulos aí de cima, o cara manda bem ou não?

E o “no advertising”, qual a sua relação e envolvimento com internet, promoção, marketing direto, endomarketing?
O formato pouco importa. O foco está na idéia, na criação. Depois você dá o formato que quiser. Se é advertising, no advertising, internet, promoção, below-the-line, underwear's manager, zembers planejators, deixei de saber. Esses nomezinhos só servem para vender livro de auto-ajuda empresarial.

A idéia é o que vale mesmo. Mesmo que seja visual.

Se pudesse mudar qualquer coisa na propaganda, o que seria?
O monopólio da Globo. As agências, hoje em dia, ganham dinheiro com mídia. Criação é brinde. Que venham os bureaus de mídia. Agência de propaganda tem que vender propaganda. Você já reparou nas estruturas das agências hoje em dia? É bizarro. Tem gente que acha que os salários dos criativos diminuirão com isso. Eu já acho que quem vai se dar mal são os donos de agência. Principalmente aqueles que nunca sentaram a bunda na cadeira pra criar uma campanha.

Dê um conselho que vai mudar a vida de quem está começando.
Se você não está se divertindo no trabalho, mude de trabalho.

Job para você: como você gostaria de ser lembrado? Crie uma frase para ser colocada em sua lápide.
Job? Quero mais prazo. No mínimo, mais uns 70 anos.

Espaço livre: diga qualquer coisa, sobre qualquer assunto que você acha importante e que nós não perguntamos.
Não confunda politicamente correto com politicamente pentelho. Os chatos estão querendo descontar suas frustrações sexuais em nós. Fio-terra neles. (Espero que o Procon não me processe por causa desta declaração.)

Para finalizar, duas perguntas que são a essência do nosso Blog: o que é duca para você? E o que educa?
Ganhar é duca. Não ter medo de errar educa.

Tchau, André Godoi. E obrigado.

15 comentários:

Anônimo disse...

Segunda parte melhor do que a primeira. Fala mais de criação. Parabéns!

Anônimo disse...

Esse cara ehduca.

Anônimo disse...

Entrevista matadora. As peças dele dispensam comentários. Todas. Mto bom colocar um cara como ele pra galera ver que, pra fazer um puta trabalho não precisa ser marrento nem metido. O cara é tranquilo, nervoso é o trabalho dele. E é assim q tem q ser....
E dizer q o cara era atendimento...
Parabéns, Ehduca.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Achei a entrevista muito boa. O cara manda muito bem nos títulos. Mas cá entre nós, a direção de arte é ducaralho!
Na primeira parte, rolou uma polêmica sobre diploma... bom, tem uma frase meio batida mas que eu gosto, que é: saber não ocupa espaço. Se a gente puder unir o útil ao agradável, ou seja, o ensino acadêmico e a "escola da vida", acho que é muito melhor, né? Temos que aproveitar todas as oportunidades. O que não vale é só ficar sentado na cadeira da faculdade esperando tudo cair no colo... O que o estudante puder buscar de fora para acrescentar, melhor...

Que venham outras entrevistas como essa. ;)

Anônimo disse...

Parabéns, EhDUCA. São profissionais daqui que deram certo lá. Isso dá mais esperança pra gente! Valeu!

Anônimo disse...

Duda, gostei muito do que você disse.
É mais ou menos como eu penso.
Beijo. E parabéns para o André.

Anônimo disse...

MegaPower Entrevista. Gostosa de ler, dá uns toques bens interessantes.

A czarina das quinquilharias disse...

moço foda.

Anônimo disse...

Boa dica essa: independente da mídia/peça criar títulos. Porque os títulos são materializam as idéias, desbravam caminhos criativos, né?

Anônimo disse...

Zé Marcos, você é gay?

Anônimo disse...

"fica difícil acreditar quando um banco pede para você trabalhar menos. Ha ha ha. Me poupe."

Fica impossível quando uma cerveja diz para você trabalhar menos, oras. Um banco dizer isso é ir contra o que todo banco diz. Uma cerveja dizer isso é ir na onda de todas. Todas as cervejas mostram gente curtindo a vida. Cadê a novidade? A campanha de Kaiser é boa porque não fala da cerveja, que é uma bosta. Aí sim tá a inteligência da campanha. "Bom, temos um lixo de produto. Vamos falar pra galera curtir a vida porque cerveja é tudo igual. É isso". Agora, quero ver qto a Kaiser cresceu. Quero ver porque a conta foi pra Fisher.

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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