Esse espaço é seu. Mande sua foto e um texto de sua autoria com 1000 caracteres exatos (contando os espaços) sobre qualquer assunto, que a gente publica. Publica se for bacana e de acordo com a ordem de chegada, ok?
Escreva: ehduca@hotmail.com
Criatividade sempre, mas com propósito.
Por Marcelo Santos
Não acredito em "receitas para ser criativo em propaganda", apesar de alguns professores e profissionais pregarem "métodos infalíveis" para criar anúncios.
Acredito que todo assunto que discutimos, toda bagagem cultural que adquirimos, toda experiência que vivemos, tudo contribui para a criação.
Porém, não vale nada criar por criar, sem direcionamento.
É preciso saber sobre o que se está falando, para quem se está falando e qual a melhor forma de dizer a mensagem para que o público entenda e responda da maneira esperada. Afinal, propaganda é um negócio e se você não mostra resultados está fora.
Por isso as lições absorvidas por estudantes de propaganda na faculdade, fora as regras simplesmente “cagadas", são muito importantes para a formação de ótimos profissionais.
Então se quisermos ser publicitários de sucesso, devemos ter paixão pela profissão, talento e um bom embasamento.
Agora, se você interpretou as minhas palavras como regras, então as esqueça!
segunda-feira, maio 08, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
25 comentários:
Achei ótimo o texto. Parabéns. Quando você escreveu ele, 1980?
"Se minha mãe tivesse uma carreira de peito, eu era um porquinho"
Fala sério, pensei que esse papo já era passado.
Putz essa coisa de "Esquece tudo que eu escrevi" no final de textos publicitário pra dizer q “em publicidade não há regaras" já ta bem passado mesmo...
Já viro final comum em livros sobre criação.
cresçam pessoas! Por favor!
Parabéns Marcelo!
Pela coragem em se expor e pelo tema muito bem abordado, que por mais que se diga que é batido, o que mais se vê ainda é punhetagem criativa.
Completando:
Por isso, atentar para a criatividade com compromisso em vender, é sempre atual.
O cara ficou azul de raiva.
Marcelo,
Gosto do tema, gosto da sua coragem de mostrar a cara, gosto dos títulos que você criou para os desafios da 'com essa foto dá pra... '(ganhou um, né?). Mas sinceramente, acho que você poderia ter sido mais profundo. Abraço.
Legal o texto. Vou ver se me animo a escrever e mandar um tb. beijo!
É...
vou escrever um texto tambm...
belo texto, velho.
e eu que pensava que era o Seinfeld que escrevia sobre o nada.
Gente, eu acho que a gente precisa respeitar o que cada um tem a dizer. Seja um redator, um diretor de arte ou até, como no caso, um smurf.
É isso aí, vocês precisam me respeitar.
Tarde demais. Eu interpretei as suas palavras como regras. Afinal, você é o Marcelo... Marcelo... Marcelo o quê mesmo?
Acho que um site sério como o EhDuca não deveria publicar um texto com a palavra "cag*da". Ainda que entre aspas...
(Usei um * para disfarçar o palavrão, vocês entenderam).
Ele começou: "Não acredito em "receitas para ser criativo em propaganda". Pensei, bom o cara vai falar sobre formulinhas, regrinhas, etc.
Aí ele continuou: "Acredito que todo assunto que discutimos... ...contribui para a criação". Pensei, ah, tá, vai falar sobre bagagem cultural, referências, etc.
Mas ele emendou: "propaganda é um negócio e se você não mostra resultados está fora." Pensei, bom, o papo é sério, vai dizer que propaganda não é arte, evocar profissionalismo, etc.
Foi quando veio: "Então se quisermos ser publicitários de sucesso, devemos ter paixão pela profissão, talento e um bom embasamento" Ah, agora o assunto é profissionais completos...
Resumindo, fiquei apenas com uma dúvida: sobre o que é esse texto mesmo?
Esse texto EHDUCA, pessoal! EHDUCA! E EDUCA, também...
Vocês entenderam o que eu disse? Reparem na grafia das palavras, pessoal. Vocês vão ter uma surpresinha...
Nota 1000, Marcelo! Nota 1000!
Numa escala que vai de 1000 a 100000.
Como não tem formulinha? Claro que tem. Vejam o post acima, onde o Thiago, diretor de arte mineiro, nos ensina direitinho: basta chupar as idéias dos outros!
Vocês também só sabem criticar. Se o cara quer escrever um texto medíocre e sem nenhuma criatividade, deixa ele. Gente mal-humorada...
Nossa, Marcelo. Tenho a impressão de que fui eu mesmo que escrevi esse texto, de tanto que eu concordo com ele. Ma-ra-vi-lho-so! Eu tenho essa mesma visão crítica da nossa profissão. Acho também que o talento é algo que se cultiva, até mesmo nos menores atos... Nos menores anúncio...
Parabéns, Marcelo! Parabéns EhDUCA!!!
Gostei muito do texto e acredito que é expondo nossas ideías que se constroe coisas criativas e valiosas. Pois será que devemos ser "Prisioneiros do Sistema? Ou Prisioneiros do nosso próprio Raciocínio?" Nem um nem outro acho eu, mais quem é prisioneiro do seu prórpio raciocínio com ctza não tem teria coragem e nem capacidade pra escrever um texto como o seu.
Bjos Marcelo!!! TE AMO!!!
Quem disse que esse espaço é para gerar discussões e não para análise dos textos? Este aqui é um sistema de comentários e a gente comenta o que quiser, bobão.
Isso ae... arara azul!
Looking for information and found it at this great site...
butalbital drugs
Postar um comentário