segunda-feira, julho 03, 2006

Ousadia inconfundível.





Cena de comercial da primeira fase da campanha do Itaú com a assinatura "Feito para você"


Por Henrique Tucci.

O Itaú piscou, abriu portas e esticou o tapete vermelho para se tornar inconfundível e mostrar que quer você. E mesmo com as “coincidências” com o filme da TAM e outros tapetes, a ação conduzida pela Africa não teve seu brilho apagado.

A campanha reforça valores do banco e o conceito de full-service. Ela é composta por quatro filmes, anúncios de jornais e revistas e peças de mídia exterior em locais inusitados, como portas de metrô, de elevadores, de shoppings e cancelas de estacionamentos.

O posicionamento agressivo do Itaú no mercado de serviços bancários foi brilhantemente conduzido até o último filme da seqüência que começou a ser veiculado neste final de semana com o título “Inconfundível”.

Este comercial mostra a confiança da agência e do cliente na linha de comunicação adotada. A criação usou e abusou dos processos de condicionamento e memória quando estabeleceu a relação entre cenas agradáveis com gente feliz e objetos laranja enquanto o locutor desfia o suave discurso do banco. E a assinatura só precisou disparar: “daquele que foi feito pra você”. Nenhum logotipo e nenhuma menção ao nome do cliente. Não precisa. Ousado, provocante, inesquecível. Ponto para a Africa e para o Itaú.

Um abraço!

Tucci.

21 comentários:

Anônimo disse...

Esse comercial é duca mesmo! Adorei a campanha toda, mas este é maravilhoso!
Beijos,
Ana.

Anônimo disse...

parece comercial da stock photos!!! hahaahaahah... até eu faço um fantasma melhor!

Anônimo disse...

axei duca msm esse ultimo, claro q quem é da área pode axar varias semelhanças,mas é perfeito!!!golaço da africa msm

Anônimo disse...

Ousado é que não é, né Tucci? Isso é um clipão bonito e olhe lá. A gente se acostuma tanto a ver coisa ruim que quando surge um mais ou menos (nem acho esse o caso) se prontifica a bater palmas.
Esse negócio do tapetinho então só não bateu na trave porque cachorro grande não briga com cachorro grande e a própria TAM se acertou com o Itaú. Bom, só pra concluir, volta logo, Raul.

Anônimo disse...

Grande propaganda.

Quem fez uma coisa parecida foi o vereador (ou o setor de comunicação dele) daki d Salvador, Marcos Medrado, onde pos apenas seu número de identificação nas urnas (11.234...ainda me lembro...) num outdoor. Mas, ele só fez isso depois de uma repetitiva campanha, o mesmo q o Itaú.

Anônimo disse...

Eu também acho ousado, sim. Concordo com o Tucci! Não colocar a marca do cliente nem em marca d'água é confiar na força da propaganda.

Anônimo disse...

Aqui em Cuiabá, se eu num colocar a marca do cliente ocupando no mínimo 3/4 da tela no final, perco a conta... hahahaaha Aliás, nem na capital rola disso, né, enganaes... se enganaes que você gosta... haaahahaha

Anônimo disse...

Feito pra você, seu tonto.
Já, já vai elogiar Assolan.

Anônimo disse...

hahaha... é inveja ou me enganaes?

Anônimo disse...

Eu gosto sim da campanha do Itaú. Acho também que foi bem diferente do que andamos vendo no Brasil. Não me lembro de nenhum outro anunciante nacional que também tenha tido a ousadia de não assinar um filme que não seja teaser. Alguém se lembra? Me ajudem!

Anônimo disse...

A campanha é muito boa. E o filme final surpreende sim!

Anônimo disse...

Legal. Não sei se ousado. Mas muito legal. A gente completa automaticamente o fim... e acrescenta Itaú ao filme, sem maiores problemas. Nunca tinha visto filme assim, sem assinatura... que não fosse fantasma!!!!!

Anônimo disse...

Criativosa, se trocarmos a ultima linha do texto, e colocarmos qualquer slogan de qualquer banco vai ficar a mesma coisa, ou seja o produto, não é o astro propaganda, feita pra ganhar premio, ta ta ta ta vocês vão falar que a Africa não participa de premios, hehehehe será?

Anônimo disse...

Eu concordo em parte com o último anônimo (hehehe são muitos).... não acho que trocando a assinatura você coloque qualquer anunciante por causa do apelo visual do Itaú nas cenas do filme. É isso, galera! Eu mesmo, mesmo!

Anônimo disse...

O vt é inconfudível.Lindo! Mas existe um sério problema. Sou cliente Itáu ha algum tempo e minha nota de satisfação é 1,35.

Anônimo disse...

Isso não tem nada a ver com o assunto. Escreva para o SAC e não venha encher o nosso SACo.

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

Se você gastar dez milhões de dólares martelando uma coisa na cabeça das pessoas, um dia vai poder fazer um filme sem mostrar a marca. É só mostrar o que martelou por anos, as pessoas vão saber "ah, tá, é o chato do laranja..." Não quer dizer que é bom. Se você fizer um filme com um cara o tempo todo gritando "quer pagar quanto??" alguém tem dúvida do que se trata? E por isso é bom? (não venham com o papinho de que "se vende, é bom", que eu tô sem paciência).
Resumindo: filminho chato, pretencioso, bem no estilo chuchu que o Itaú assumiu nos últimos anos. Foram bem no começo, na época dos outdoors, depois foi ladeira abaixo. Vamos ser inteligentes, pessoal. Estão enganando vocês com muita facilidade.
Sorry.

Anônimo disse...

Me desculpem, mas vocês acharam este comercial criativo? Vocês já viram algum festival de propaganda, algum anuário? Porque esse comercial não tem nada de criativo, é uma chatice. Aproveitem pra ver o festival de Cannes, que talvez ainda esteja liberado. http://www.canneslions.com/winners%5Fsite/
Fala sério, turma.

Anônimo disse...

VOLTA RAUUUUUUUULLLLLL!
Sei que o comentário vai ser deletado mas a campanha continua.

Anônimo disse...

INfelizmente não assisti ao filme...