Por Henrique Tucci.
Leia o texto seguinte de cima para baixo e depois de baixo para cima:
Não te amo mais
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis
Tenho certeza que
Nada foi em vão
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada
Não poderia dizer mais que
Alimento um grande amor
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
Eu te amo!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
A brincadeira engenhosa já rola na internet há algum tempo. O texto é atribuído a Clarice Lispector, mas na verdade é de autoria desconhecida, como a poeta Betty Vidigal esclarece na sua coluna do Jornal da União Brasileira de Escritores.
As frases soltas, quando lidas do começo ao fim soam como uma ode ao desamor. Mas interpretadas ao contrário, do fim para o começo, ganham um novo sentido, como uma declaração de amor eterno.
Um comercial com construção semelhante recebeu um Leão de Prata em Cannes neste ano.
A criação foi da SAVAGLIO\TBWA, de Buenos Aires para um candidato à Presidência argentina. O filme é assinado pelo Movimiento Federal Recrear. A visão otimista da Argentina na segunda parte do filme de 135 segundos, em oposição à primeira mensagem, surpreendeu o juri. E verdade seja dita: não foi uma decisão unânime.
Segundo alguns jurados, o filme só não recebeu um Leão de Ouro porque sua autenticidade foi questionada devido à cópia apresentada ter apenas a versão em inglês. E pairou a dúvida sobre uma possível “maquiagem” na produção para inscrição no festival.
A dúvida tirou o ouro da agência. E pra você? O julgamento foi justo ou você também tem suas dúvidas? Escolheria a simplicidade do comercial argentino no lugar dos padres de Stella Artois ou deixaria o segundo lugar para o filme francês da Charal? Faça sua escolha. E seja verdadeiro.
Conheça o filme argentino no site do Festival: http://www.canneslions.com/winners_site/film/winsat10pm_3_5_03419_3.htm
E viste o site da agência para conhecer um pouco mais do seu trabalho: http://www.savaglio-tbwa.com.ar/
Um abraço!
Tucci.
terça-feira, julho 04, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
26 comentários:
Mais uma dos nossos hermanos.
Os caras tão tomando conta do cenário, no qual para nós resta apenas o dito (naum sei por quem) terceiro maior polo criativo do mundo.
Uma das propagandas q curti tambm foi uma do caldo Knnor. Foi fantástico. O q estragou a aurea mágica da propaganda foram os momentos em que apareciam o preparo da sopa (na certa akilo foi uma imposição do anunciante).
Até agora, a gestão Tucci contabiliza 28 posts. Muito pouco se comparado aos números do nosso grande Rauuuuuul.
Mais um dado não tão relevante: o Chico continua sem saber escrever. Nenhuma novidade. Aurea é nome de mulher. O certo é aura.
Esse comercial é chupado justamente dessa mensagem de Internet. Não merece ouro, não merece prata, não merece bronze, não merece Raulzão. Esse que o Chico citou não é chupado, é só RUIM mesmo. Uma merda de história de uma sala de reunião onde tem sempre o mesmo número no redial e a faxineira pode parar o trabalho pra tomar sopa. Será que vocês vêem o rolo de Cannes e não aprendem nada, só gostam do que é ruim?
Volta Raúúúúll!!!
Sorry.
Ah, Chico, e se você quer mesmo babar ovo de argentino, babe o ovo certo. Dê uma olhada no filme para Zoológico de Buenos Aires, uma animação boa demais. Mas a babada vai não vai ser completa, já que a produção é de uma empresa brasileira, a Lobo. Sorry, again.
Datafolha:
nem dá pra responder uma pessoa q mede a importância de um tópico através dos comentários q o mesmo tem. É como medir o conhecimento de um aluno através de uma prova ou pior é como criticar alguém sem conhecer.
Sem falar q é um fake...
pod s apegar a minha gramática meu caro, pq o conteúdo, tenho certeza q vc naum alcança.
Fernando, o comercial pode ser chupado, mas o único q percebeu a grandiosidade da msg e o transformou em propaganda foi a agência argentina. Só por isso, os criativos merecem ser premiados.
É o mesmo caso da propaganda criada pelo Nizan e o W (ñ sei o nome da propaganda, entaum lá vai um trecho dela: "é possível falar um monte de mentiras dizendo apenas a verdade") para a Folha de São Paulo, q foi a adaptação de um exemplo q o Barreto deu num livro seu.
Esse povo q acessa o EhDuca tá cada vez mais arrogante!!!! Tenham humildade! Cannes elegeu como segundo lugar no mundo entre milhares de filmes! Mas não! Quem está certo é infeliz do datafolha e do Fernando Almeida???? Prestem mais atenção ao mundo e não ao seu umbigo! E por mim que o Tucci continue!!! hahahaha Porque se vocês são fãs do Raul, boa coisa também não deve ser por manter idiotas como vocês! Tchau!!! Esse blog num dá mais! Será que o blog só tem esse leitores chatos??? Num é possível! Se manifestem pessoas de bom senso, porque vocês dois são dois petulantes, só isso!
Pessoal, pessoal!
Vamos acalmar os ânimos! Não existem unânimidades! Nem uma pessoa, nem um comercial conseguem agradar a todos. Seria pedir demais. Por isso, vamos defender nossas idéias com mais civilidade.
Este é um espaço que criei com Raul para colocar assuntos de nosso interesse, que podem ser também do interesse de outras pessoas. Não temos a missão nem a pretensão de agradar a todos. Mas sim, trazer assuntos atuais da propaganda para o foco. É um espaço gratuito e democrático onde colocamos textos e damos a liberdade de todos comentarem. Positivamente ou não. Bom para quem aproveita. Ruim para quem perde tempo só criticando.
Por isso, mais sabedoria, menos verborragia.
Um abraço!
Tucci.
nem dá pra responder uma pessoa q mede a importância de um tópico através dos comentários q o mesmo tem.
Mas isso é responder, Chico.
unânimidades
Acaba de ser criada a prepreproparoxítona.
unânimidades
Acaba de ser criada a prepreproparoxítona.
Não podemos falar que foi chupada, mas esse texto foi utilizado em 2005 ou 2004 em um peça de revista (se não me engano veículado na Veja), até recortei a peça, foi para divulgar o filme A Dona da História, com Marieta Severo, Antonio fagundes, Débora Falabella e Rodrigo Santoro.
Se foi um texto de internet, realmente é complicado atribuir autoria mas que é bom, isso é mesmo.
Acho que não tenho mais esse anúncio, se alguém quem conseguir, seria um ótimo "tira-teima".
Não acho que tenha sido chupada. Foi uma boa idéia que se utilizou de um recurso já explorado, só que de outra forma. Tem dezenas de propagandas que fazem isso, essa não foi a primeira.
Já o site da agência, achei bastante confuso. Aquele esquema de ficar aumentando a imagem dentro do box é um saco.
Quanto ao Tucci, espero que continue com posts como esse, que abrem espaço para discussões. Os posts do Raul, geralmente mais práticos, são ótimos, mas colocar assuntos como este em pauta são essenciais.
Parabéns, Raul e Tucci.
(Post revisado. Hahahahahaha)
Não acho que tenha sido chupada. Foi uma boa idéia que se utilizou de um recurso já explorado, só que de outra forma. Têm dezenas de propagandas que fazem isso, essa não foi a primeira.
Já o site da agência, achei bastante confuso. Aquele esquema de ficar aumentando a imagem dentro do box é um saco.
Quanto ao Tucci, espero que continue com posts como esse, que abrem espaço para discussões. Os posts do Raul, geralmente mais práticos, são ótimos, mas colocar assuntos como este em pauta é essencial.
Parabéns, Raul e Tucci.
carlos l.,
Que bom que você está entendendo nossa proposta. Eu achava que isso ainda era confuso pro pessoal. Sou autor de muitos temas no blog, como também o Raul. Todos os assuntos deste site são discutidos entre nós e dividimos o nome que vai no post de acordo com a possibilidade de cada um colocar no ar (ambos trabalhamos bastante, além de dar aulas). E assim, o Raul ficou com alguns temas e eu com outros na nossa divisão de pauta. As matérias internacionais geralmente são minhas, como também colunas que ainda vão entrar no ar, como uma entrevista sobre o processo de criação, entre outras. Mas, honestamente, já estava ficando em dúvida quanto à validade de se promover certos debates aqui, exatamente pela resposta dos leitores. Não me parece que o público dá importância ao aprofundamento. E fica a pergunta pra mim: o que estará embasando nossos futuros profissionais? Estamos de olho na audiência e vamos ver o que fica no ar e o que sai. Mas é mais ou menos isso mesmo que você disse. Me desculpem pelo tamanho do coment, mas se fazia necessário.
Obrigado pela apoio!
Um abraço! Tucci
Carlos l.: "Foi uma boa idéia que se utilizou de um recurso já explorado, só que de outra forma". Mentira. Foi uma utilização de uma idéia pronta, não apenas de um recurso. E não foi "de outra forma", foi exatamente da mesma forma da original. É a mesmíssima idéia, sem interferência do "criativo".
"Têm dezenas de propagandas que fazem isso, essa não foi a primeira". Sim, infelizmente a chupada é muito usada mesmo, este não é o primeiro caso.
Muito me admira o Tucci, um professor universitário, incentivar este tipo de prática. Aposto que o Raul não apoiaria...
Sorry, pessoal.
"Segundo lugar no mundo, entre milhares de filmes"??? Como assim? Vocês acabam com a minha paciência, viu... Antes dele tem um Grand Prix e 17 filmes que ganharam ouro. Além disso, ele está entre os 56 filmes que ganharam prata, então ele está longe de ser considerado o segundo lugar do mundo, manezão. Acessem o site, turma, vamos se informar aí. http://www.canneslions.com/winners_site/film/ . Além disso, só porque ganhou Leão a gente tem que dizer amém e achar genial? Caguei que ganhou Leão. É chupado e é fraco! Azar de quem gostou.
Me ajuda, Tucci! Ou: volta Raúúúúúl!
Sorry.
Ai, gente, que papo é esse de Raul e Tucci??? Parem de fazer essa competição boba. Aqui não tem Raul ou Tucci, aqui é o EhDUCA, o site está acima disso. E tem mais. Os dois são fofiiiiiissimos. São mais do que amigos. Vocês não vão conseguir desunir esta dupla dinâmica.
Beijuuuuuus!!!!
Isso aí. Um dá Ctrl + C; e o outro, Ctrl + V.
Vamos deixar as intrigas de lado.
Que foi Fernando? O Tucci pegou alguma namorada sua???? Tá parecendo! Que coisa gratuita! E pelo que sei prata continua sendo segundo lugar. Eu recebi Ouro no Clube de Criação e fico feliz de ser primeiro e prata segundo... E que continue assim! Tucci e Raul, espero que vocês não desistam deste trabalho legal por causa desses comentários infelizes. PESSOAL, QUEM TEM BOM SENSO PODIA PARTICIPAR E AJUDAR DANDO OPINIÕES MELHORES QUE ESSAS!
Falou!
R.C.
E tem mais! Tem prata pra todas as categorias, e Cannes é mundial, que eu saiba, pelo menos é o conceito do festival mais tradicional, com participação de praticamente todos os países que produzem propaganda, inclusive o Leste Europeu. Prata em Cannes é segundo lugar no mundo, sim!
R.C
Não sei sobre o que vocês tão discutindo mas esse Romero só entrou pra dizer que ganhou ouro no Clube de Criação, isso tá na cara. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
Romero, você recebeu Ouro no Clube de Criação? Parabéns. Agora, o que isso tem a ver com a discussão? Você acha que o filme com o textinho de trás pra frente é o segundo melhor filme do mundo, ou só veio aqui pra contar vantagem? Explica.
E tem mais, se esse teu ouro aí for ruim, a gente mete o pau também. Ninguém aqui se intimida com prêmio. A gente tem opinião, meu caro.
Guarde seu prêmio na prateleira e traga os argumentos, que tal?
Sorry.
Procurei a peça do Filme (A dona da história, que comentei acima) mas não consegui, sem alguém conseguisse essa peça seria muito legal.
Sem as neuras do pessoal aí de cima e nem me preocupando se foi premiado ou não, de qualquer forma é um "case" interessante sobre a capacidade viral da internet. Um texto viral, daqueles que recebemos todo dia no e-mail, e que consegue chegar em Cannes. rs
Também saio de férias. Enquanto o Raul não voltar eu também estarei de férias. Vou frequentar o blog do Adonis Alonso porque fala de coisas que realmente interessam. Até a volta.
Enjoyed a lot! drug effexor xr Lighted toys for the visually impaired Email bulk odbc freeware data recovery shareware http://www.internetadvertising9.info Wgi forex Zocor mg Cadillac foto Tennis racquet restringing nursing degrees online web hosting
Postar um comentário