terça-feira, janeiro 09, 2007
Banco do... A melhor campanha do ano até agora
Por Raul Otuzi
O Banco do Brasil começou 2007 com uma bela campanha. Criada pela Artplan, mudou a fachada de 300 agências, rebatizadas de Banco do Raimundo, Banco do João, Banco da Maria, etc, para comunicar que é o banco mais próximo dos clientes. O slogan "Todo seu" é uma evolução do anterior: “O tempo todo com você”.
Ok. Esse posicionamento não é novo. O Itaú com o seu: "Feito para você" navega nas mesmas águas e há tempos. Mas a idéia das fachadas - juntamente com a ação na Internet (o cliente que acessa o site do banco é surpreendido com seu nome no logotipo do BB), bem como os comercias de TV (simples e bons), - chamou a atenção, gerou grande simpatia e recolocou o Banco do Brasil definitivamente na briga pelo título do banco preferido do brasileiros.
Tudo isso prova que a criatividade, ou seja, o como dizer é muitas vezes mais importante do que o que dizer. Sendo assim, vamos esperar como as campanhas da concorrência vão se comportar daqui para frente.
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11 comentários:
Essa campanha é realmente sensacional. Vida longa ao blog!
Realmente esta nova campanha surpreendeu muitas pessoas! É gigantesca e o mais legal é que envolve completamente os clientes. Eu mesmo tive meu nome estampado no site do banco do brasil! Muito legal!
Chama a atenção, é relevante e pertinente. Boa sacada da Artplan.
O que eh isso? Baixou o rei na barriga? Agora vocês vão ficar apontando "o melhor" sem consultar ninguém, sem pesquisa, sem votação. É o melhor e ponto? Eu, hein. Passam um tempão sem postar nada e vêm com essa? Se liga, galera.
E além de tudo, essa campanha é mediazinha. Tem coisas melhores por aí.
O Banco do Brasil tem correr atrás da simpatia que o Unibanco e Banco Real consquitaram.
talvez seja um vício de publicitário, mas não consigo deixar de lembrar da campanha do Itaú quando vejo essa ação do BB.
A estratégia é mais criativa do que o conceito, o que pra mim, é o que salva a campanha.
Valeu.
O lance das sacadas é que foi a grande sacada (sem trocadilhos!).
Mas é óbvio que o BB tem que comer muito feijão ainda para alcançar o nível de comunicação do Itaú. Muito mais consistente e com maior tempo de história.
Eu acho que é um mix do que todo mundo disse aí.
É uma campanha mesmo muito boa e tem um quê de Itaú. O melhor de tudo é perceber que o BB está, FINALMENTE, ousando.
Adorei a campanha! Mais uma vez é a prova de que a simplicidade muitas vezes faz toda a diferença!
Mas vc sabiam que essa campanha esta causando polêmica entre os bancários?
Eles estão alegando que por tras dessa campanha existe uma idéia de privatização do banco!
Fizeram até uma faixa: ``O Banco do Brasil é do Brasil``
Abraços
Denise
Só pra constar:
BB COM CAMPANHA DA LOWE RECUSADA EM 2002
O Banco da Maria, do João, da Bruna, da Juliana e de tantos outros nomes que
compõem a atual campanha ³Todo Seu², do Banco do Brasil, desenvolvida pela
Artplan, já foi o Banco da Juju, do Gustavo, do José, do Melchior, do
Gaspar, etc, na campanha apresentada pela Lowe, em 2002, para a mesma
instituição. Na oportunidade, o marketing do Banco do Brasil recusou e
arquivou a idéia.
O atual comando da Lowe, renomeada BorghiErh/Lowe após
fusão, prefere não se pronunciar sobre o assunto, embora internamente
reuniões visam definir um posicionamento da agência quanto à anterioridade
do trabalho. O diretor de arte Mauro Assis, um dos criadores da campanha
pela Lowe em 2002 e atualmente sócio e professor da Funyl, escola de
propaganda de Brasília, procurou a Artplan por conta própria. Ele desmente
informações de que teria entrado com processo de reconhecimento de autoria,
mas admite conversa com Francisco José da Cunha Martins, o Franzé,
vice-presidente de Atendimento da Artplan.
Editei pq é um pouco longa, mas foi tirada do Blog do Alonso.
Grandes informações, Cão Reservado. Boa!
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