segunda-feira, janeiro 02, 2006

Faça chuva ou faça sol, criatividade sempre

Por Raul Otuzi

Comecinho de ano. Não sei aí, mas aqui em RP está chovendo que é uma beleza. Por isso, peguei carona neste assunto para entrar em 2006 reforçando que em criação publicitária tudo pode ser qualquer coisa, qualquer coisa pode ser tudo. Basta imaginar. Chuva, por exemplo. Serve para vender uma infinidade de produtos, serviços, campanhas sociais. Para ilustrar, vejam as cinco peças que postei. Clientes diferentes, abordagens diferentes, mas um ponto em comum: a chuva como gancho de criação. Seja na imagem, seja no título. Vejam. Algumas são bem conhecidas.



Banho de criatividade em mídia exterior. Em vez de estragar os painéis, quando chove a mensagem fica completa, potencializando a comunicação. Isso que é usar as intempéries do mau tempo a seu favor. A campanha contra a dengue alerta para não acumular água em casa, a campanha da Playboy da Alemanha incita: rapazes, rezem para chover. Rezemos.

Anúncio da McCann Rio para a Mobil. Título: "Motos já foram usadas em muitas guerras. Contra os alemães, contra os ingleses e contra o tédio." Redação: Pedro Prado e Renato Jardim. Direção de arte: Frederico Vegele.

Mais um da Almap para as Havaianas. Título: "Repita o mantra. 'Não vai chover'... 'Não vai chover...' Havaianas Flash." Esse aí tem a redação de Cássio Zanatta. Direção de arte: Danilo Siqueira / Marcus Sulzbacher.

Clássico da propaganda. Anúncio de 1988 para angariar fundos para o Pelourinho. Direção de arte: Kélio Rodrigues.Texto de Nizan Guanaes (show), com direção de criação de (clap! clap! clap!) Washington Olivetto, na época em que trabalharam na W/GGK. Quem não conhece, é obrigatório: clique www.dpto.com.br/historia/aulared.php e leia o texto. Ah, e veja os outros anúncios da campanha. Imperdíveis!

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal o post. Que seja sempre assim durante todo o ano.
Outra grande idéia que poderia fazer parte deste grupo é o Outdoor Enchente criado pela Almap para para a Rádio Bandeirantes. Nele o título " Eu adoro São Paulo quando não tem enchente:" está parcialmente coberto de lama, representando assim uma enchente que ocorreu. Bronze no 30° Anuário do CCSP.

Anônimo disse...

Valeu, Daniel. Muito bem lembrado.

Anônimo disse...

Show esse texto do Nizan para o Pelourinho. Eu já conhecia, mas é sempre bom relê-lo.

Anônimo disse...

bem legal o post....