sexta-feira, março 17, 2006

Afinal, o texto salva ou não salva?


Por Raul Otuzi

O anúncio aí de cima, com uma foto tão esdrúxula, faz parte da campanha da Leo Burnett para vender o Curso para Redatores da Miami Ad School. Lembram-se do título-conceito, né? "Só um título genial consegue salvar este anúncio." Red.: João Caetano Brasil. Dir. arte: Airton Carmignani e Henri Honda.

Agora, os três anúncios aí debaixo da Almap para o Art Directors Club propõem o inverso: "Quando o visual não ajuda, não há texto que salve." Red.: Sophie Schönburg. Dir. arte: André Laurentino. O segredo? Em vez de fotos excêntricas, fotos de produtos detonados (e de um transformista) e textos de anúncios classificados cheios de elogios, ou seja, em contraste com a imagem mostra a tentativa de se vender gato por lebre.

VENDO APTO.
Estilo loft (sem paredes), prédio tombado, vizinhança animada, preço abaixo da avaliação. Ótimo negócio. F.776-0800


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"Quando o visual não ajuda, não há texto que salve."
"Só um título genial consegue salvar este anúncio."
Duas frases aparentemente contraditórias dentro do seu contexto fazem todo sentido.
Nada de novo: só uma grande idéia salva.

22 comentários:

Anônimo disse...

Essa galera é boa d+...
Quando s compara com os anuncios da gringa, ganhamos de longe.

eu ainda naum entendo pq somos o 3º ainda...

Na certa é pq lá rola mais dinheiro envolvido. Quem sab...

Anônimo disse...

raciocínio puro, puro raciocínio. dá pra aprender pra caramba analisando conceitos assim.

Anônimo disse...

não entendi esse tópico do blog. serve pra quê? pra gente babar o ovo? já vi essas peças no anuário. então, qual é a novidade?

Anônimo disse...

Duccini:

vc acha mesmo q a Almap naum consegue?

Pra mim, as propagandas do "Serpa" são duca, tanto é q sou fã da agência...mas, opiniões são opiniões.
É...eu me lembro do case da Leo...fantástico mesmo...


Num intindi:

Vc tem acesso aos anuários velhos. E quem naum tem? eu, por exemplo, nunca vi as peças e agradeço ao Raul por ter postado.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do Chico.
Abraços,

Anônimo disse...

Duccini,
A Almap não consegue??? Não consegue o quê? É a melhor agência do Brasil.

Anônimo disse...

isso explica muita coisa.

Anônimo disse...

Pra mim naum existe imagem ruim, existe imagem mal pensada (ou escolhida). De tudo que pode acontecer dentro da crição de um anúncio, ter a imagem e adaptá-la a uma idéia é a menos usual. Concordam?

Abraços

Anônimo disse...

Essa campanha é sensacional. Babo nela sempre que vejo. Conceito, texto, arte. Tudo redondinho!

Anônimo disse...

isso pode ser raiva ou ataque epilético. consulte um médico.

Anônimo disse...

Concordo, Rafael. Mas é um bom exercício.

Num intindi, leia coisas além de anuários e você vai começar a entender melhor as coisas.

Anônimo disse...

isso aí. leia mais. inclusive tenho uma sugestão de leitura. o livro chama-se E-MAIL e a narrativa é toda feita através de e-mails. conta o dia-a-dia de uma agência em busca da conta da Coca-Cola. vale a pena.

Anônimo disse...

Duccini:

fica frio, velho...

eu naum tinha entendido a ironia...

Fika tudo na boa...

Anônimo disse...

Zé marcos:
O que é ser a melhor?

Anônimo disse...

Por falar em ler, qual foi o último livro que vocês leram, fora da propaganda??????

Anônimo disse...

Eduardo Cavalheiro,

É emplacar campanhas como a da Gol, da Veja, da Havaianas, do Fox, etc.
É ter um Marcello Serpa como líder. É ser inovadora.

Anônimo disse...

Completando...
E pra você, qual é a melhor?

Anônimo disse...

o site da CCSP realmente é obrigatório, obrigatório, obrigatório, site de cabeceira.

Anônimo disse...

Zé:

Hoje estou bem menos manequeísta sabe.

O Ronaldinho é o melhor jogador de futebol do mundo? Sim e não. É talvez o melhor meia ofensivo, mas não é o melhor jogador na posição de quarto zagueiro.

As campanhas de sucesso que você mencionou são indiscutíveis em seus resultados, o que não quer dizer que isso faz da Almap a MELHOR agência. Percebe o peso que a palavra "melhor" tem? As coisas ganham um ar muito absoluto quando vem com "melhor" de sobrenome.

O lance é que propaganda é um universo, aonde não dá pra arriscar a dizer que já se viu de tudo e apontar A ou B como melhor.

Por isso me limito a dizer que gosto muito do trabalho da Fallon, da F/Nazca, da Loducca e de muitas outras que arregaçam, seja em varejo, política, terceiro setor, institucional e por aí vamos.

Valeu.

Anônimo disse...

Eduardo,
Você está certo ao dizer que não é simples dizer qual é a MELHOR agência. Isto porque tem que ser analisados vários e vários fatores.

Agora a comparação que você fez sobre o Ronaldinho, nada a ver. O Ronaldinho é sim o melhor jogador do mundo, e isso quer dizer que engloba todas as posições, do goleiro ao atacante. Não quer dizer que ele é o melhor quarto zagueiro também, porém o melhor quarto zagueiro do mundo não detém todas as habilidades em sua função como o Ronaldinho as tem como meia ofensivo.

Anônimo disse...

Caneta Bic:

Só quis exemplificar que tudo nesse mundão depende do referencial, concorda? Talvez O EXEMPLO não tenha sido dos mais felizes mesmo.

No mais, é isso aí.

Abraço.

Anônimo disse...

Tranquilo camarada.
Abraço