segunda-feira, abril 10, 2006

Como surgiu a idéia, Thelmir?

Quem cria ensina como.
Você vai conhecer agora como surgiu a solução criativa para três anúncios de sucesso do talentoso Thelmir.

Thelmir Sarben, redator (Fortaleza-CE), 34 anos. Não é porque a cabeça é chata que as idéias tinham de ser.
www.thelmir.blogspot.com/.
Por Thelmir Sarben

Vou contar histórias de três anúncios não por serem os mais criativos da minha vida, mas por ilustrarem com perfeição algumas situações da nossa profissão.


Este primeiro diz muito sobre estarmos ligados no que acontece ao nosso redor: a idéia está ali, você só precisa enxergar. O anúncio do livro do Paulo Coelho: Verônika Decide Morrer. Eu estava há horas com o livro na mão tentando achar um título, minha mulher passou várias vezes por mim (eu trabalhava em casa), numa dessas vezes ela passou e soltou uma piadinha sobre o título do livro: “– Essa mulher vai morrer e você não faz esse anúncio.” Nem preciso dizer mais nada, não é mesmo?


Anúncio Honda Accord. O segundo anúncio não é o meu preferido, nem muito menos o supra-sumo da criatividade. Mais ele ilustra bem a história de que o cliente está sempre limitando a agência. E serve de inspiração pra quem vive se lamentando e reclamando de alguns clientes. Pois bem, o cliente em questão tinha visto um anúncio do concorrente em que dizia: “Nosso manual do proprietário é um best-seller.” Ele achou o máximo e cismou que queria um igual. Bateu o pé e queria um anúncio com as palavras Manual do Proprietário. Tinha de ter essas palavras, senão nada feito. “Limitar é criar”, sempre ouvi isso do meu diretor de criação. Segui à risca e deu nesse anúncio aí.


Já este é o meu predileto, apesar de não ter muito texto. Pra falar a verdade, não me lembro de ter havido um processo criativo, surgiu como surgem muitos anúncios, justamente naquela hora em que você está, digamos, iluminado.

21 comentários:

Anônimo disse...

Vixe...

Esse blog está se superando a cada dia. Com matérias interessantes e inovadoras. Tudo o q realmente interessa para quem deseja ser um grande publicitário.
Só tenho uma coisa a acrecentar:

Parabens.

Anônimo disse...

Bela sacada essa de colocar gente que está no mercado contando sobre suas idéias. Parabéns Ehduca, parabéns Thelmir.
Beijs

Anônimo disse...

Nossa, aprendi mais nesse post do que em 3 meses do curso de publicidade. Até agora, a gente não falou de nada relativo a criação. Só se fala em política, psicologia, semiótica e outras paradas. Valeu Thelmir.

Anônimo disse...

Legal eu que sou aqui do sul ter contato com redatores do nordeste. É sempre uma boa saber como é a criação neste país fora de SP.

Anônimo disse...

Muito legal esse post, manda mais, manda mais! E parabéns ao Thelmir tb, claro.

Bjs

Anônimo disse...

Puxa! A sinceridade do Thelmir em contar que o cliente queria porque queria um título que tivesse uma frase determinada é de tirar o chapéu. Pelo que sei. Isso do cliente limitar a criação acontece muito, só que quase ninguém tem coragem de contar.

Anônimo disse...

Aliás, a mãe do Thelmir tb tem uma imaginação ótima, né não?

Anônimo disse...

Cada dia melhor, Raul.
Parabéns.

Essa de botar o nêgo pra falar do trampo é muito boa. Mais uma grande iniciativa do ehduca. E palmas pra vc tbm, Thelmir. Pelos trampos e pela coragem.

Aquele abraço.

Anônimo disse...

Acredito que a nossa/próxima geração tem muito talento e precisa de "vivência" de mercado para deslanchar de vez na propaganda.
Parabéns ao Blog por colocar profissionais contando suas experiências.

Anônimo disse...

Também gostei bastante do post. É legal essa de aproximar, nós estudantes de caras do mercado.

Anônimo disse...

Valeu, galera. Valeu, Henry.

A idéia é gerar cada vez mais conteúdo interessante.

Nosso sincero obrigado ao Thelmir pela participação. O mérito desse post é todo dele.

Anônimo disse...

Bom dia, galera!
Duas coisas muito boas que este post do Thelmir proporciona são:
1 - ajuda a desmistificar as práticas cotidianas do mercado, bandeira que levanto e defendo sempre. É uma boa forma de aproximar academia e mercado com a exposição da nossa labuta. E coisas muito boas surgem disso, como a constatação de que, sim! clientes dão muitos palpites no nosso trabalho. Alguns muito bons, outros, nem um pouco.
2 - e este post também mostra que não existe mais aquele rígido eixo Rio-São Paulo para a formação de bons profissionais. O que existe de mais importante é eixo cabeça-papel, no qual devemos ter muita confiança, em qualquer confim deste nosso mundo globalizado.
Parabéns ao Thelmir pelos trabalhos!
Continuem participando e mostrando cada vez mais suas carinhas (ou textinhos) por aqui.
Assim, vamos derrubar criativamente todas as fronteiras da publicidade.
Valeu pela participação, pessoal!
Um abraço!

Tucci

Anônimo disse...

IHHHHHHHHHHHHHH! Então vou querer divulgar meu trampo também... Vai virar farra isso aqui, hein

Anônimo disse...

Pelo amor de DEus!!!!
Que redator é esse???? O cara é o rei do trocadalho.
TRocadalho do Carilho, isso mesmo. Pq nem trocadilho aquilo pode ser considerado. Se eu mostrar qualquer um desses titulos pro meu diretor de criação o cara me manda embora na hora.

Esse blog já teve dias melhores, fizeram uma entrevista com o Carrascoza que foi fudida. Agora me aparece este post. Não acredito.

Por favor olhem o portfeolio dele tem um link. Uma das piores coisas que eu já vi.

No minimo, eu esperava ver coisas de bom gosto.

Anônimo disse...

Parabéns Thelmir.

Palmas por colocar alguém pra mostrar o quanto natural é criar.
Nem sempre criamos o que queremos, muito menos temos total controle da metodologia criativa.

Valeu Raul e Tucci.

PS: Bruninho, coloca um link com suas peças ai.

Anônimo disse...

Boa, Rafael. É isso aí, Bruno. Vamos ver suas peças e palmas pra elas.

Anônimo disse...

Thelmir. Com tuas dicas, aprendi direitinho. Vou prestar atenção e decorar cada uma delas. Quem sabe, evitando a todas, consigo a sorte de nunca fazer anúncios tão mequetrefes.

Anônimo disse...

Bons títulos devem ter raciocínio, não trocadilhos. Não gostei muito do trabalho do Thelmir, mas da iniciativa sim.

Anônimo disse...

O anúncio do "Nosso manual é um best seller" é da própria Honda, usado para na campanha do Accord em 1998.

Thelmir Sarben disse...

Obrigado pela informação, João. Nosso cliente havia mandado um e-mail com o referido titulo dizendo que era de um concorrente. Mesmo assim fica registrado.

Anônimo disse...

O trabalho do Thelmir é ótimo! é uma característica dele brincar com os titulos, pena não agradar aos secos e sem humor na vida.

Agora me digam onde é que diz que a criatividade tem limite e regras?

É isso ae thelmir manda ver e continue usufruindo da sua autenticidade!