John Hegarty
da BBH
Por Henrique Tucci
A agência de Hegarty passou por um ano afortunado, literalmente. Ganhou as contas milionárias da Persi/Omo e British Airways. Mas parece que ele acordou de ovo virado quando deu essa entrevista, afirmando que é cada vez mais difícil achar pessoas talentosas em nossa profissão. Esta “crise” pela qual passam as agências, segundo ele, é causada por dois fatores principais: a sofisticação atual da indústria e o novo e complexo cenário da mídia.
Concordo plenamente com Mr. Hegarty quando ele afirma que recrutar pessoas criativas sempre foi difícil e que atualmente tem sido ainda mais complicado. Porque também acredito que existe uma revolução na forma da transmissão do conhecimento. E essa mudança ainda não está sedimentada o bastante para que seja eficiente. Na minha opinião, essa “crise” faz parte de um processo inevitável de transformação: a educação cada vez mais virtual. Em todos os sentidos. A web nos dá a tão sonhada liberade de ir e vir entre bytes e informações. Mas com essa liberdade toda, algumas pessoas ficam na superficialidade. E por isso, em nossa área, tem muita gente que descobre um pouquinho de cada coisa e já se acha Diretor de Criação. Assim mesmo, com maiúsculas. Mais uma vez pula na cara da gente a importância de uma formação sólida e abrangente. Afinal, bons Diretores de Criação têm emprego fácil. Alguém se habilita?
E deixo aqui minha provocação de hoje: você acredita que também estamos vivendo essa “crise”, aqui no Brasil?
Conheça um pouco mais sobre a BBH: http://www.bartleboglehegarty.com/
3 comentários:
Realmente, se as grandes agências continuarem procurando essa criatividade "tão rara" entre os parentes dos clientes e dos amigos, vai ficar difícil achar novos talentos.
Criatividade é um esforço focado na solução de problemas e não apenas imaginação. É por isso que temos tanta gente criativa no Brasil. Um povo como o brasileiro, que vive diariamente inúmeras dificuldades, tem mais é que ser criativo para não entrar em extinção. Mas quando falamos em criatividade profissional, voltada para a solução de problemas de negócios, e mais especificamente de criação, aí o bicho pega. É preciso cultura geral, uma boa dose de conhecimento específico e muito esforço para surpreender e vender. E posso dizer, depois de 18 anos de profissão, que existem sim muitos criativos fantásticos fora dos grandes centros e das faculdades mais tradicionais. E na opinião de vocês, como anda a qualidade de nossos criativos?
Enjoyed a lot! »
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