terça-feira, janeiro 03, 2006

A melhor campanha de fim de ano






Por Raul Otuzi

A Talent mandou bem na campanha de fim de ano para o Banco Real. Com o objetivo óbvio de passar uma mensagem de otimismo, o tema adotado foi: “Faça algo de real pela sua vida.” O texto tem uma métrica interessante, vende a necessidade de sermos mais dinâmicos, como por exemplo: "Não basta você amar a sua mulher. Precisa dizer para ela de vez em quando."

Mas o que mais chama a atenção é a estética, recheada de ilustrações zen, que evocam a natureza, palavras decoradas que lembram arabescos. Aliás, essa é uma tendência visual forte, usada pela Wieden & Kennedy no seu filme 'Grrr' para a Honda (vencedor do Grand Prix no festival de Cannes 2005 - www.dandad.org/awards2005/entry.asp?entry_id=V_13895)
e pela Almap para as Havaianas em sua campanha verão 2006, só para citar duas.

Esse seqüencial de oito páginas saiu na Revista Época, que tem como título de capa o emblemático: SORRIA!

9 comentários:

Anônimo disse...

gostei mto dessa campanha... de inicio n me chamou mta atencao... mas foi foleando e n acabava.... ai me interessei e voltei ... a arte e o texto foram mto bem feitos e a integracao entre eles eh mto boa.... =D

Anônimo disse...

Anúncio bacana. Mas ter 8 páginas ajuda muito... fala sério!!!

adilson terrivel disse...

pô, do GRANDE CARALHO, heim? fiquei emocionado, chuif! chuif! pena que é campanha de banco...

Anônimo disse...

Moento bom!

A campanha do Unibanco pra TV também ficou 10, vocês chegaram a ver? Que apareciam umas figuras com uma peça de quebra-cabeça faltando, aí uma mão a colocava e revelava a imagem inteira. A mensagem é tipo essa do Real, de correr atrás.

Aproveitando as linhas, uma pergunta: por que o espaço para comentários aqui do blog aparece em japonês, heim? Ou isso só acontece em Macintosh? Precisei postar algumas vezes para decorar onde escrever o quê sem ficar chutando.

Beijos

Fernanda

Anônimo disse...

Concordo com a Fernanda. Este filme ficou bem bacana. Na minha opinião mais pelo texto. Mas o filme apresenta um defeito: não fixar a marca na cabeça do consumidor. Achei que apenas eu havia cometido o erro ao achar que o filme era do Banco do Brasil, mas não, outros também cometeram afinal, o filme é do Bradesco.
Talvez isso possar ser explicado devido a quantidade de filmes emocionais que invadem nossas salas no final do ano. Sei lá, vai saber.
Alguém tem outra opinião?

Anônimo disse...

Realmente uma campanha impecável... tanto visual quanto texto mataram a pau. Destaque para o tema: “Faça algo de Real pela sua vida”... conceito amarrado perfeitamente, forte carga de significado em uma frase simples... tem relevância, tem impacto... nossa, como eh bom encontrar campanhas assim!
Destaque tb para os títulos escolhidos, como esse: "Não basta você amar a sua mulher. Precisa dizer para ela de vez em quando."
Aplausos!

André Gonçalves disse...

realmente, uma belíssima campanha, de encher os olhos e o coração. parabéns aos criadores.

Anônimo disse...

Daniel Coelho,
fim de ano é isso mesmo, avalanche de filmes emocionais. Alguns conseguem uma maior diferenciação outros não. Ainda mais em banco. Tudo igual.

Quem está se diferenciando é o Unibanco (campanha institucional, quero dizer), com seus Unimascotes, mesmo assim a Fernanda se confundiu.

Problema. O Bradesco tinha que ser mais facilmente identificado pelo uso do quebra-cabeça (completa, né?. É de pensar. Parece que o tom emocional deixa todos 'farinha do mesmo saco.'

Anônimo disse...

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