Boa sorte, Brasil! No dia da estréia do Brasil na Copa, a gente quer saber qual marca aproveitou melhor o maior evento futebolístico do mundo para ganhar o coração e a mente dos consumidores. É uma overdose de campanhas que exploram a temática da Copa do Mundo. Selecionamos sete, qual é a melhor?
Campanha da Adidas. Os garotos José e Pedro começam a escolher os times para jogar uma pelada em um campinho de terra. A surpresa é que caras que estão esperando para serem escolhidos são Kaká, Zidane, Beckham, etc. Os garotos vão escolhendo até que um deles chama o Beckenbauer, o que seria impossível se o aposentado alemão não viesse correndo pra jogar. Aí a molecada avacalha de vez chama o Platini também, tudo sob o slogan Impossible is nothing.
Campanha da Brahma. Protagonizada por Ronaldo, Cicinho e Parreira, mostra um treino da Seleção. Acompanhado pelos olhares do técnico, com a ajuda de Cicinho e de uma pequena torcida, Ronaldo, depois de várias tentativas, alcança com um chute uma estrela no céu. O locutor diz: "Começou a busca pela sexta estrela". E a assinatura finaliza: "Brahma. Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira no maior desafio de todos".
Campanha da Coca-Cola. Leva ao limite o conceito “Todos e Tudo Loucos pelo Brasil”. Com uma trilha contagiante e moderna, apresenta tudo o que é improvável e inesperado “no papel de torcedor”, assim os mais diversos objetos, animais e tipos humanos, aparecem fazendo um gestual característico de torcida com a movimentação ritmada de um dos braços enquanto o outro está sempre segurando uma Coca-Cola.
Campanha do Guaraná Antactica. Mostra Diego Maradona com a camisa da seleção brasileira, cantando o hino. Na verdade, o craque está sonhando. Quando acorda, olha para o seu criado-mudo, coberto de latas do refrigerante, e diz: “Acho que estou bebendo muito Guaraná Antarctica”. A idéia é mostrar o quanto a camisa canarinho é aspiracional, inclusive para um craque argentino que é referência mundial.
Campanha da Nike. Explora o tema "Joga Bonito". Um dos filmes mostra o “Espírito de equipe”, com os craques Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Robinho, Adriano, Cicinho e Roberto Carlos. Os atletas mostram como o entrosamento entre eles é grande dentro e fora de campo. A trilha sonora é uma versão renovada da clássica canção brasileira "Mas que nada", de Sérgio Mendes, com participação da banda Black Eyed Peas.
Campanha da Nova Schin. Mostra André Abujamra e Maurício Pereira discutindo quem seria um candidato bacana ao segundo lugar na Copa da Alemanha. Decidido o time, cenas de elefantes, símbolos da Costa do Marfim, aparecem fazendo malabarismos com uma
bola. Sob o slogan "Nova Schin, com o Brasil até o fim e até onde der com a Costa do Marfim", busca fugir ao lugar-comum das campanhas que exploram o ufanismo em torno da seleção.
Campanha da Skol. Aposta no bom humor e dá continuidade à série “Invenções”. Assim como no filme “Trave”, a rivalidade entre brasileiros e argentinos dá origem a uma divertida e acirrada partida, desta vez com direito a vários carrinhos. Na arquibanca, um torcedor fala para a câmera: “Se o cara que inventou o carrinho bebesse Skol, ele não seria assim”. A partir de então, toda vez que um argentino tenta atingir um jogador brasileiro, ele se dá mal.
terça-feira, junho 13, 2006
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39 comentários:
A da Skol, sem dúvida. As outras têm boas produções, verba para grandes estrelas mas falta a elas a matéria-prima do nosso trabalho: idéia.
Destaque para a Coca-Cola que mudou a sua comunicação, mas perdeu muito na tradução/adaptação (a campanha é argentina).
Tõ com o "tchau ronaldo ".
Falou bonito.
A da coca-cola, a da nike e a da adidas são de fora.
A da Skol tem bem a nossa irreverência brasileira.
O melhor do brasil é a irreverência do brasileiro!
sem contar que campanha com gente famosa tem que ser excepcional pra valer. senão é o golpe mais velho do mundo. do tempo do comercial ao vivo.
Voto na primeira, a +10 da Adidas.
Ah, vá, pessoal... Não tem um brasileiro que não soltou um riso maroto com aquele comercial do Maradona! Pra mim, nota 10 pro Guaraná Antarctica. Imbatível.
A melhor campanha no que diz respeito a Conceito é a da Adidas.
Inusitada é a do Guaraná.
Maradona com camisa da seleção é impagável! Rsrsrsrs. Guaraná Antarctica foi muito feliz.
beijos
Gosto mais da Adidas. Idéia muito, muito legal. Mexe com os sonhos de infância. E os piores são da Brahma e da Nova Schin. Nada a ver!
Melhor: Adidas. Pior: Nova Schin.
Skin!
é motivante torcer pela Costa do Marfim
As campanhas da Brahma estão ruins mesmo. A Africa está devendo assim como nos comerciais para a VIVO também. Entre os citados, fico com a da Skol: divertida, bem sacada, reforça a marca.
Vender Brasil na Copa é sempre a primeira linha do Briefing, e a fórmula mais batida é a ginga e a malandragem nacional. Lindo. Mas penso que futebol é mais que isso.
Tudo é futebol, qualquer produto pode ser vendido com associação a linguagem boleira.
Por isso, apesar de não ser a minha favorita, destaco a campanha da Famiglia para a Nova Schin, que sem vender Brasil gerou um puta recall de marca em poucas semanas.
Agora o que a Adidas fez foi muito além. Quem nunca jogou bolada fazendo de conta que era o Romário, Raí, Marcelinho ou Ronaldo? Aquilo vai na veia da infância de qualquer um, todo mundo se sente um pouco José naquele filme. É lúdico, é sinérgico.
Essa tão em moda "experiência de marca" pode ser vivida por qualquer um que se ligue em futebol, ao contrário do Maradona que não representa nada para o meu priminho de 9 anos (Beckenbauer e Platini também não, mas até ali o filme já ganhou todo mundo).
Eu gostei da Adidas. Incarna e dar a dose certa do poder do slogan Impossibli is notting.
Gostei também das propagandas da Oi. Aquela propaganda que Ronaldinho sonha ser de outras seleções e outra em que o Gaucho chama a atenção das pessoas em diferentes restaurantes ao toque do "Hino da torcida brasileira" é bem legal.
e quanto as outras, não me agradaram muito não. São legais, engraçadinhas, mas...
Ps.: Não sabia q essa propaganda dos "objetos com braços" era argentina. Rapaz...a coisa tá séria...é só falar q a propaganda é boa q alguém me responde q ela é Argentina. Quero saber COMO somos 3º potência da publicidade mundial...
(sim, eu voltei...rss)
Gente, não podemos esquecer q esse filme com o Maradona é igualzinho ao filme do Ronaldinho pra Oi.
Por isso, voto em Skol.
Original pra caramba!
Coisas como Adidas, coca, Nike a gente sabe que é de fora msm.
Vms prestigiar o nosso.
Gente, adooooro copa do mundo!!!
Esse clima de festa!!!
Muito divertido!
Qto a minha campanha preferida, tb estou na turma q gosta mais da skol. Muito engraçado aquilo.
Nova Schin acho q decepcionou um pouco.
bjs grandes
Q coisa chata esse cavalheiro, hein?
vive escrevendo teses.
se acha demais.
Gosto da Adidas e da Skol.
Como estão dizendo q Adidas é de fora, fico com a brasileiríssima Skol!
MEU VOTO VAI PARA A SKOL. NAO TEM NADA MELHOR DO QUE SACANEAR OS ARGENTINOS, COM O PERDAO DE ALGUM ARGENTINO QUE VEJA O SITE. (RISOS). TEM O COMERCIAL DO MARADONA,QUE TAMBEM EH UM ARGENTINO, MAS NAO EH TAO BOM. AINDA MAIS QUANDO ENTRA O LOCUTOR E DIZ "TODO CRAQUE UM DIA SONHOU EM JOGAR NA SELECAO BRASILEIRA", BREGA PRA CARAMBA. ESTRAGA A IDEIA.
SKOL NA CABECA DOS ARGENTINOS!
FUI!!!!!
O caso dos comerciais de Adidas e Guaraná Antártica deve ter sido o seguinte. O diretor de marketing falou: tenho milhões de dólares para gastar, faz um filme aí pra mim. Aí chama Maradona, chama celebridades, acho que não é por aí. Voto na simplicidade da idéia: Coca Cola e Skol. Se o da Coca Cola não é brasileiro como tão dizendo, sai fora da lista. Voto nesses.
Eu voto num limitador de caracteres para o Eduardo Cavalheiro. O cara não consegue ser sucinto, tem que falar uma hora pra dizer: gosto desse, não gosto daquele. Se toca, bobão!
Ah, quase esqueci: gosto das propagandas da Skol, principalmente essa nova dos argentinos escorregando. Hahahahahahahaha. Muito bom quando fala "bola na trave".
E a que eu menos gosto é a da Brahma, que consegue ser mais chata que o Eduardo Cavalheiro.
Tá bom, vai, nem tanto, tadinha da África...
Beijos. :-)
e os desafios?
HOJE É QUARTA RAULZAOOOOO!!!!
Skol, sem dúvida.
Tenho uma proposta a fazer.
O nome do prêmio do desafio, como já ficou consagrado, é RAULZÃO DE OURO.
O que é bom, vira Raulzão de Ouro.
Como o Raul Otuzi é o que faz as coisas legais do site, como o desafio, e o Henrique Tucci é o que faz os posts chatos, a idéia seria criar o HENRICÃO DE OURO, pra tudo o que for chato no blog.
Por exemplo, o Eduardo Cavalheiro já seria o primeiro candidato a ganhar o Henricão de Ouro.
O que vocês acham?
Ivaldo, gostei do seu anúncio para a Escola Panamericana, o do curso de Mangá.
Acho que o título podia ser mais simples, só isso, mas a idéia é muito boa.
Acho que o que foi chato da campanha da Skol foi a exploração da treta entre brasileiros e argentinos. Toda copa é a mesma coisa, como se os caras fossem sempre inimigos do Brasil ou (com o perdão da expressão, donos do site) grandes filhos da puta. Não é por aí. Além de ter rendido assunto demais, já virou tema batido nas propagandas brasileiras. Acho que uma certa concorrência entre os 2 países realmente existe, mas tirar sarro dos caras toda hora é um saco. Não há motivo para tanto.
Eu acho isso bobagem, Carlos I. O que vale é a idéia, e as idéias são boas. Não vamos ser politicamente corretos aqui, certo. Está uma mania de analisar propaganda desse jeito no site. O Eduardo disse "A fórmula mais batida é ginga e malandragem". Fórmula? Como assim fórmula? Tema é uma coisa, idéia é outra. Se a idéia é boa e inovadora, não importa o tema. Aliás, o difícil é achar uma boa idéia num tema conhecido. Por isso, meu voto vai pra Skol e Coca Cola, justamente por fazerem propagandas geniais pra temas simples. E você, Carlos I, estude mais.
Sorry.
Anônimo, achei de mau-gosto a sua idéia de criar o HENRICÃO DE OURO, para premiar as coisas chatas do blog. Nós, como expectadores, não sabemos o que se passa nos bastidores do EhDUCA, não é justo julgar desta forma a participação dos criadores.
A idéia é engraçada, concordo, mas grosseira demais. Voto contra.
o resumo do dia:
o chico continua sem saber escrever
o cavalheiro eh chato pra cacete
o carlos l eh o defensor do politicamente correto, ou seja, eh chato também
o comercial do ronaldo eh uma merda sem tamanho
se salvam skol e adidas.
raul, refaça a pergunta utilizando apenas essas duas campanhas. bom feriado! mas soh pros legais. lugar de chato eh nas partes íntimas. sumam daqui.
Melhor conceito: Adidas
Melhor campanha: Skol
Gostei também da campanha da Nova Schin.
A da Skol é a mais bem humorada, mas a melhor é a da Adidas.
Viva José, Beckenbauer, Platini e o campinho de terra em que eles batem bola.
ADIDAS,sem dúvida,impossible os nothing,fora o final q diz JOSÉ+10,fazendo od gdes craques virarem figurantes.
O da skol é engraçado,não dá pra não rir,mas de novo BrasilxArgentina,nada brilhante...
A da Skol, com certeza!!!!!!!!
Muito legal e bem bolada. è daqueas campanhas que vc pensa...Pq eu não pensei nisso antes"????
Perfeita!!!!
SKOl....10!!!!
A da Skol, com certeza!!!!!!!!
Muito legal e bem bolada. è daqueas campanhas que vc pensa...Pq eu não pensei nisso antes"????
Perfeita!!!!
SKOl....10!!!!
e agora com esse filme novo do torcedor peladão? sensacional. hahahahahaha. os caras mandam muito bem. eu voto na Skol. a da adidas também é legal. mas falta jogador brasileiro, sei lá.
Eu voto no filme do Guaraná, apesar de ser um filme isolado, não uma campanha.
Gosto da Adidas tb, segundo lugar na minha lista.
A do Ronaldo chutando bola no céu é totalmente nada a ver, eles quiseram fazer um climinha emocional muito podre.
Ô Cavalheiro, seu priminho de 9 anos não sabe quem é Maradonna, Platini e Beckenbauer? Já passou pela sua cabeça que essas propagandas não foram feitas pra pessoas da idade dele?
Fê
Aqui é lugar pra gente preguiçosa que não quer trabalhar. Quer ganhar de mão-beijada. Quer escrever sem ler. Não conheço nenhum blog destinado a alunos de arquitetura onde eles podem criticar impunemente o Niemeyer. A propaganda tem dessas coisas. É a única profissão onde o plantonista do PS pode criticar o trabalho do titular do Einstein. É a única profissão onde o vendedor das Lojas Marisa liga na Armani pedindo pra mostrar a pasta. Trabalhar que é bom, ninguém quer. Afinal, trabalhar dá muito trabalho.
Apesar de não ser grande fã da marca, o melhor filme é o da Coca-Cola. Bastante ousado e inusitado, convenhamos...
O da Adidas também é excelente, no melhor espírito do futebol.
O filme da Nova Skin possui uma redação incrível, muito bem elaborada. Belo institucional...
Caro senhor anonimo que postou acima de mim,
Por que tanto ódio pela nossa profissão?
O estereótipo do públicitário não condiz em nada com a realidade da profissão... É verdade que passamos algumas noites em claro (não raras vezes...) buscando o melhor para nosso cliente, se isso é coisa de preguiçoso, a profissão mais vagabunda de todas é a medicina...
Ah, só mais uma coisa...
Também é verdade que ainda não sou um profissional formado, sou apenas um estagiário, mas a paixão pela profissão é a mesma...
VIVA A PUBLICIDADE BRASILEIRA!!! VIVA OS PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS, VIVA A CRIATIVIDADE!!! Abaixo ao senso comum...
Grande abraço a todos os estudantes e profissionais que acessam este espaço virtual para troca de idéias entre colegas de profissão.
A da Guaraná achei ruim, pelo menos a producao, onde jogadores estao com camisas diferentes (nao quero saber de que eles sao patrocinados por nike/adidas)entre outras coisas. Faltou capricho, parece.
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