terça-feira, junho 13, 2006

Qual a melhor campanha da Copa?

Boa sorte, Brasil! No dia da estréia do Brasil na Copa, a gente quer saber qual marca aproveitou melhor o maior evento futebolístico do mundo para ganhar o coração e a mente dos consumidores. É uma overdose de campanhas que exploram a temática da Copa do Mundo. Selecionamos sete, qual é a melhor?

Campanha da Adidas. Os garotos José e Pedro começam a escolher os times para jogar uma pelada em um campinho de terra. A surpresa é que caras que estão esperando para serem escolhidos são Kaká, Zidane, Beckham, etc. Os garotos vão escolhendo até que um deles chama o Beckenbauer, o que seria impossível se o aposentado alemão não viesse correndo pra jogar. Aí a molecada avacalha de vez chama o Platini também, tudo sob o slogan Impossible is nothing.

Campanha da Brahma. Protagonizada por Ronaldo, Cicinho e Parreira, mostra um treino da Seleção. Acompanhado pelos olhares do técnico, com a ajuda de Cicinho e de uma pequena torcida, Ronaldo, depois de várias tentativas, alcança com um chute uma estrela no céu. O locutor diz: "Começou a busca pela sexta estrela". E a assinatura finaliza: "Brahma. Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira no maior desafio de todos".

Campanha da Coca-Cola. Leva ao limite o conceito “Todos e Tudo Loucos pelo Brasil”. Com uma trilha contagiante e moderna, apresenta tudo o que é improvável e inesperado “no papel de torcedor”, assim os mais diversos objetos, animais e tipos humanos, aparecem fazendo um gestual característico de torcida com a movimentação ritmada de um dos braços enquanto o outro está sempre segurando uma Coca-Cola.

Campanha do Guaraná Antactica. Mostra Diego Maradona com a camisa da seleção brasileira, cantando o hino. Na verdade, o craque está sonhando. Quando acorda, olha para o seu criado-mudo, coberto de latas do refrigerante, e diz: “Acho que estou bebendo muito Guaraná Antarctica”. A idéia é mostrar o quanto a camisa canarinho é aspiracional, inclusive para um craque argentino que é referência mundial.

Campanha da Nike. Explora o tema "Joga Bonito". Um dos filmes mostra o “Espírito de equipe”, com os craques Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Robinho, Adriano, Cicinho e Roberto Carlos. Os atletas mostram como o entrosamento entre eles é grande dentro e fora de campo. A trilha sonora é uma versão renovada da clássica canção brasileira "Mas que nada", de Sérgio Mendes, com participação da banda Black Eyed Peas.

Campanha da Nova Schin. Mostra André Abujamra e Maurício Pereira discutindo quem seria um candidato bacana ao segundo lugar na Copa da Alemanha. Decidido o time, cenas de elefantes, símbolos da Costa do Marfim, aparecem fazendo malabarismos com uma
bola. Sob o slogan "Nova Schin, com o Brasil até o fim e até onde der com a Costa do Marfim", busca fugir ao lugar-comum das campanhas que exploram o ufanismo em torno da seleção.

Campanha da Skol. Aposta no bom humor e dá continuidade à série “Invenções”. Assim como no filme “Trave”, a rivalidade entre brasileiros e argentinos dá origem a uma divertida e acirrada partida, desta vez com direito a vários carrinhos. Na arquibanca, um torcedor fala para a câmera: “Se o cara que inventou o carrinho bebesse Skol, ele não seria assim”. A partir de então, toda vez que um argentino tenta atingir um jogador brasileiro, ele se dá mal.

39 comentários:

Anônimo disse...

A da Skol, sem dúvida. As outras têm boas produções, verba para grandes estrelas mas falta a elas a matéria-prima do nosso trabalho: idéia.
Destaque para a Coca-Cola que mudou a sua comunicação, mas perdeu muito na tradução/adaptação (a campanha é argentina).

Anônimo disse...

Tõ com o "tchau ronaldo ".
Falou bonito.
A da coca-cola, a da nike e a da adidas são de fora.
A da Skol tem bem a nossa irreverência brasileira.
O melhor do brasil é a irreverência do brasileiro!

Anônimo disse...

sem contar que campanha com gente famosa tem que ser excepcional pra valer. senão é o golpe mais velho do mundo. do tempo do comercial ao vivo.

Anônimo disse...

Voto na primeira, a +10 da Adidas.

Anônimo disse...

Ah, vá, pessoal... Não tem um brasileiro que não soltou um riso maroto com aquele comercial do Maradona! Pra mim, nota 10 pro Guaraná Antarctica. Imbatível.

Anônimo disse...

A melhor campanha no que diz respeito a Conceito é a da Adidas.
Inusitada é a do Guaraná.

Anônimo disse...

Maradona com camisa da seleção é impagável! Rsrsrsrs. Guaraná Antarctica foi muito feliz.
beijos

Anônimo disse...

Gosto mais da Adidas. Idéia muito, muito legal. Mexe com os sonhos de infância. E os piores são da Brahma e da Nova Schin. Nada a ver!

Anônimo disse...

Melhor: Adidas. Pior: Nova Schin.

GlauciaBaldi disse...

Skin!
é motivante torcer pela Costa do Marfim

Anônimo disse...

As campanhas da Brahma estão ruins mesmo. A Africa está devendo assim como nos comerciais para a VIVO também. Entre os citados, fico com a da Skol: divertida, bem sacada, reforça a marca.

Anônimo disse...

Vender Brasil na Copa é sempre a primeira linha do Briefing, e a fórmula mais batida é a ginga e a malandragem nacional. Lindo. Mas penso que futebol é mais que isso.

Tudo é futebol, qualquer produto pode ser vendido com associação a linguagem boleira.

Por isso, apesar de não ser a minha favorita, destaco a campanha da Famiglia para a Nova Schin, que sem vender Brasil gerou um puta recall de marca em poucas semanas.

Agora o que a Adidas fez foi muito além. Quem nunca jogou bolada fazendo de conta que era o Romário, Raí, Marcelinho ou Ronaldo? Aquilo vai na veia da infância de qualquer um, todo mundo se sente um pouco José naquele filme. É lúdico, é sinérgico.

Essa tão em moda "experiência de marca" pode ser vivida por qualquer um que se ligue em futebol, ao contrário do Maradona que não representa nada para o meu priminho de 9 anos (Beckenbauer e Platini também não, mas até ali o filme já ganhou todo mundo).

Anônimo disse...

Eu gostei da Adidas. Incarna e dar a dose certa do poder do slogan Impossibli is notting.

Gostei também das propagandas da Oi. Aquela propaganda que Ronaldinho sonha ser de outras seleções e outra em que o Gaucho chama a atenção das pessoas em diferentes restaurantes ao toque do "Hino da torcida brasileira" é bem legal.

e quanto as outras, não me agradaram muito não. São legais, engraçadinhas, mas...



Ps.: Não sabia q essa propaganda dos "objetos com braços" era argentina. Rapaz...a coisa tá séria...é só falar q a propaganda é boa q alguém me responde q ela é Argentina. Quero saber COMO somos 3º potência da publicidade mundial...


(sim, eu voltei...rss)

Anônimo disse...

Gente, não podemos esquecer q esse filme com o Maradona é igualzinho ao filme do Ronaldinho pra Oi.
Por isso, voto em Skol.
Original pra caramba!
Coisas como Adidas, coca, Nike a gente sabe que é de fora msm.
Vms prestigiar o nosso.

Anônimo disse...

Gente, adooooro copa do mundo!!!
Esse clima de festa!!!
Muito divertido!
Qto a minha campanha preferida, tb estou na turma q gosta mais da skol. Muito engraçado aquilo.
Nova Schin acho q decepcionou um pouco.
bjs grandes

Anônimo disse...

Q coisa chata esse cavalheiro, hein?
vive escrevendo teses.
se acha demais.
Gosto da Adidas e da Skol.
Como estão dizendo q Adidas é de fora, fico com a brasileiríssima Skol!

Anônimo disse...

MEU VOTO VAI PARA A SKOL. NAO TEM NADA MELHOR DO QUE SACANEAR OS ARGENTINOS, COM O PERDAO DE ALGUM ARGENTINO QUE VEJA O SITE. (RISOS). TEM O COMERCIAL DO MARADONA,QUE TAMBEM EH UM ARGENTINO, MAS NAO EH TAO BOM. AINDA MAIS QUANDO ENTRA O LOCUTOR E DIZ "TODO CRAQUE UM DIA SONHOU EM JOGAR NA SELECAO BRASILEIRA", BREGA PRA CARAMBA. ESTRAGA A IDEIA.
SKOL NA CABECA DOS ARGENTINOS!
FUI!!!!!

Anônimo disse...

O caso dos comerciais de Adidas e Guaraná Antártica deve ter sido o seguinte. O diretor de marketing falou: tenho milhões de dólares para gastar, faz um filme aí pra mim. Aí chama Maradona, chama celebridades, acho que não é por aí. Voto na simplicidade da idéia: Coca Cola e Skol. Se o da Coca Cola não é brasileiro como tão dizendo, sai fora da lista. Voto nesses.

Anônimo disse...

Eu voto num limitador de caracteres para o Eduardo Cavalheiro. O cara não consegue ser sucinto, tem que falar uma hora pra dizer: gosto desse, não gosto daquele. Se toca, bobão!

Anônimo disse...

Ah, quase esqueci: gosto das propagandas da Skol, principalmente essa nova dos argentinos escorregando. Hahahahahahahaha. Muito bom quando fala "bola na trave".
E a que eu menos gosto é a da Brahma, que consegue ser mais chata que o Eduardo Cavalheiro.
Tá bom, vai, nem tanto, tadinha da África...
Beijos. :-)

Anônimo disse...

e os desafios?
HOJE É QUARTA RAULZAOOOOO!!!!

Anônimo disse...

Skol, sem dúvida.

Anônimo disse...

Tenho uma proposta a fazer.
O nome do prêmio do desafio, como já ficou consagrado, é RAULZÃO DE OURO.

O que é bom, vira Raulzão de Ouro.
Como o Raul Otuzi é o que faz as coisas legais do site, como o desafio, e o Henrique Tucci é o que faz os posts chatos, a idéia seria criar o HENRICÃO DE OURO, pra tudo o que for chato no blog.

Por exemplo, o Eduardo Cavalheiro já seria o primeiro candidato a ganhar o Henricão de Ouro.
O que vocês acham?

Anônimo disse...

Ivaldo, gostei do seu anúncio para a Escola Panamericana, o do curso de Mangá.
Acho que o título podia ser mais simples, só isso, mas a idéia é muito boa.

Anônimo disse...

Acho que o que foi chato da campanha da Skol foi a exploração da treta entre brasileiros e argentinos. Toda copa é a mesma coisa, como se os caras fossem sempre inimigos do Brasil ou (com o perdão da expressão, donos do site) grandes filhos da puta. Não é por aí. Além de ter rendido assunto demais, já virou tema batido nas propagandas brasileiras. Acho que uma certa concorrência entre os 2 países realmente existe, mas tirar sarro dos caras toda hora é um saco. Não há motivo para tanto.

Anônimo disse...

Eu acho isso bobagem, Carlos I. O que vale é a idéia, e as idéias são boas. Não vamos ser politicamente corretos aqui, certo. Está uma mania de analisar propaganda desse jeito no site. O Eduardo disse "A fórmula mais batida é ginga e malandragem". Fórmula? Como assim fórmula? Tema é uma coisa, idéia é outra. Se a idéia é boa e inovadora, não importa o tema. Aliás, o difícil é achar uma boa idéia num tema conhecido. Por isso, meu voto vai pra Skol e Coca Cola, justamente por fazerem propagandas geniais pra temas simples. E você, Carlos I, estude mais.
Sorry.

Anônimo disse...

Anônimo, achei de mau-gosto a sua idéia de criar o HENRICÃO DE OURO, para premiar as coisas chatas do blog. Nós, como expectadores, não sabemos o que se passa nos bastidores do EhDUCA, não é justo julgar desta forma a participação dos criadores.
A idéia é engraçada, concordo, mas grosseira demais. Voto contra.

Anônimo disse...

o resumo do dia:

o chico continua sem saber escrever
o cavalheiro eh chato pra cacete
o carlos l eh o defensor do politicamente correto, ou seja, eh chato também
o comercial do ronaldo eh uma merda sem tamanho
se salvam skol e adidas.
raul, refaça a pergunta utilizando apenas essas duas campanhas. bom feriado! mas soh pros legais. lugar de chato eh nas partes íntimas. sumam daqui.

Anônimo disse...

Melhor conceito: Adidas
Melhor campanha: Skol

Gostei também da campanha da Nova Schin.

Anônimo disse...

A da Skol é a mais bem humorada, mas a melhor é a da Adidas.
Viva José, Beckenbauer, Platini e o campinho de terra em que eles batem bola.

Anônimo disse...

ADIDAS,sem dúvida,impossible os nothing,fora o final q diz JOSÉ+10,fazendo od gdes craques virarem figurantes.
O da skol é engraçado,não dá pra não rir,mas de novo BrasilxArgentina,nada brilhante...

Anônimo disse...

A da Skol, com certeza!!!!!!!!
Muito legal e bem bolada. è daqueas campanhas que vc pensa...Pq eu não pensei nisso antes"????


Perfeita!!!!


SKOl....10!!!!

Anônimo disse...

A da Skol, com certeza!!!!!!!!
Muito legal e bem bolada. è daqueas campanhas que vc pensa...Pq eu não pensei nisso antes"????


Perfeita!!!!


SKOl....10!!!!

Anônimo disse...

e agora com esse filme novo do torcedor peladão? sensacional. hahahahahaha. os caras mandam muito bem. eu voto na Skol. a da adidas também é legal. mas falta jogador brasileiro, sei lá.

Anônimo disse...

Eu voto no filme do Guaraná, apesar de ser um filme isolado, não uma campanha.

Gosto da Adidas tb, segundo lugar na minha lista.

A do Ronaldo chutando bola no céu é totalmente nada a ver, eles quiseram fazer um climinha emocional muito podre.

Ô Cavalheiro, seu priminho de 9 anos não sabe quem é Maradonna, Platini e Beckenbauer? Já passou pela sua cabeça que essas propagandas não foram feitas pra pessoas da idade dele?


Anônimo disse...

Aqui é lugar pra gente preguiçosa que não quer trabalhar. Quer ganhar de mão-beijada. Quer escrever sem ler. Não conheço nenhum blog destinado a alunos de arquitetura onde eles podem criticar impunemente o Niemeyer. A propaganda tem dessas coisas. É a única profissão onde o plantonista do PS pode criticar o trabalho do titular do Einstein. É a única profissão onde o vendedor das Lojas Marisa liga na Armani pedindo pra mostrar a pasta. Trabalhar que é bom, ninguém quer. Afinal, trabalhar dá muito trabalho.

Anônimo disse...

Apesar de não ser grande fã da marca, o melhor filme é o da Coca-Cola. Bastante ousado e inusitado, convenhamos...
O da Adidas também é excelente, no melhor espírito do futebol.
O filme da Nova Skin possui uma redação incrível, muito bem elaborada. Belo institucional...

Anônimo disse...

Caro senhor anonimo que postou acima de mim,

Por que tanto ódio pela nossa profissão?
O estereótipo do públicitário não condiz em nada com a realidade da profissão... É verdade que passamos algumas noites em claro (não raras vezes...) buscando o melhor para nosso cliente, se isso é coisa de preguiçoso, a profissão mais vagabunda de todas é a medicina...
Ah, só mais uma coisa...
Também é verdade que ainda não sou um profissional formado, sou apenas um estagiário, mas a paixão pela profissão é a mesma...
VIVA A PUBLICIDADE BRASILEIRA!!! VIVA OS PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS, VIVA A CRIATIVIDADE!!! Abaixo ao senso comum...

Grande abraço a todos os estudantes e profissionais que acessam este espaço virtual para troca de idéias entre colegas de profissão.

Anônimo disse...

A da Guaraná achei ruim, pelo menos a producao, onde jogadores estao com camisas diferentes (nao quero saber de que eles sao patrocinados por nike/adidas)entre outras coisas. Faltou capricho, parece.