quarta-feira, agosto 30, 2006

Crie a nova campanha da Kaiser - parte III

Cenário
Kaiser significa “imperador” em alemão, e com esse nome procurou agregar à marca a imagem de tradição dos antigos cervejeiros alemães. Não obteve o sucesso desejado. Desde o seu lançamento, em 1982, a Kaiser sofre para consolidar uma imagem de cerveja de qualidade. Para isso, lançou mão de inúmeras campanhas, usando o Baixinho da Kaiser, famosos ou pessoas comuns:

"A Kaiser é uma grande cerveja, ninguém pode negar."

"Dá pra tomar uma Kaiser antes?"

"Kaiser Nota 10."

"Abre que vem!"

"Kaiser sempre vai bem."

"Kaiser, a cerveja feita por você."

"Vem, Kaiser, Vem"

"Kaiser. Viva!"

Atualmente, está com a campanha "A Kaiser vai surpreender você", e apresenta a Femsa como a nova dona da marca, comunicando os motivos que levaram o grupo a adquirir a Kaiser. Além disso, o Baixinho da Kaiser está de volta à comunicação da cerveja depois de seis anos.

Problema
Imagem. Percepção de cerveja de qualidade inferior.

Objetivos de comunicação:
• Reverter a imagem negativa.
• Construir percepção de qualidade.
• Transmitir imagem de valor para a marca.

Difícil? Se fosse fácil, qualquer um faria. Esperamos suas propostas: ehduca@hotmail.com

13 comentários:

Anônimo disse...

Fala pessoal, tudo bem?
Vou quebrar a cabeça um pouquinho e tentar postar alguma coisa legal. Mas em relaçnao ao case, tenho plena convicção que o problema não está nos anúncios. Puxa! Tem tanta coisa bacana que fizeram pra kaiser. Essa campanha Viva é sensacional. Muitas dessas campanhas aí são muito melhores que algumas da Skol, como a do garçon falando "redondia" e a de um baixinho que ficava falando sei lá o que. Só que a Kaiser é muito ruim! Não adianta vir com teste cego não, a cerveja é uma droga e pronto.

Anônimo disse...

O problema é a rejeição que a marca tem. Hoje a cerveja até que é boa, mas sofre pelo seu histórico de qualide ruim, que dá dor de cabeça, etc.
Para mim, tem que mudar o nome como fez a Nova Schin.

Anônimo disse...

Gosto da estratégia de resgatar o Baixinho da Kaiser. Só não acho que a forma usada tenha sido das mais inteligentes. Faltou pegada criativa. Os caras no bar têm um discurso artificial. “Cara, você entende de cerveja, né? Então, sabe quem está chegando no Brasil? A Femsa... e blábláblá..." Falso.

Anônimo disse...

Concordo com o Zé Marcos. Como mudar a percepção ruim que as pessoas têm da Kaiser? É mais ou menos como posicionar o Maluf como honesto. Complicado!
Beijos,

Anônimo disse...

Não posso falar de cerveja porque não consumo, mas concordo com a questão da rejeição da marca e que a idéia de trazer o "baixinho" não foi das melhores. Resgatar este personagem do passado é trazer de volta a imgem de que a cerveja está como antes.
Renomear a cerveja é uma ótima idéia, deve-se criar um novo conceito sobre ela.

Anônimo disse...

Eu sou grande consumidor de cerveja e o maior problema é a qualidade da kaiser:
Não é boa. Não tem campanha no mundo que reverta esse quadro.

Anônimo disse...

Foda. Tem um job mais fácil não?

Mariana Bueno disse...

Eu sugeriria uma campanha contra o preconceito.

Assumindo que a Kaiser é tida como uma cerveja pior, mas demonstrando que isso é puro preconceito.

Faria um link com o baixinho de forma bem humorada falando sobre o preconceito contra os baixinhos.

Ou brincando com o fato de ele sempre ser ponto de referência (Ah, o cara ali atrás do baixinho), ou então mostrando ele triste se comparado com os altões, obviamente com uma loura, alta e linda no final se abaixando para beijá-lo e dizendo que não tem preconceito.

Sei lá, faria algo nesse estilo, assumindo sim que a Kaiser tem uma imagem ruim hoje, para de forma bem humorada tentar reverter esse quadro.

Anônimo disse...

É ocmplicado mesmo esse job, mas pre tudo sempre se tem uma solução.
Acredito que fazendo peças em que os consumidores sejam desafiados a provar a Kaiser seja bom. Também pode-se usar algo do tipo você é diferente, merece algo diferente e a Kaiser é diferente das outras.

Por enquanto é só isso que me veio na cabeça, mas assim que tiver outra idéia, por mais ridícula que seja eu posto.
Um abraço!

Anônimo disse...

Acho que precisa de reformulação total. Mudar o sabor e manter o resto igual não dá em nada. A idéia de mudar o nome é bacana, e acho também que deveriam mudar um pouco o posicionamento. De repente assumir uma "pegada" mais jovem. Uma garrafa moderna, diferente das famosas marronzinhas tb acho que ajudaria.

Anônimo disse...

Caramba, bela discurssao o 'baixinho' foi sucesso a decadas atras! Nao bebo. Mas percebo que ela nao tem muita aceitaçao! Como sera que esta a fatia do mercado do produto. Ah! Larguemos pesquisa!....

Anônimo disse...

Essa é a realidade do mercado. Todo mundo sabe apontar defeitos mas, até agora, ninguém se dispôs a apresentar algo concreto. Muitos "acho isso" ou "acho aquilo" e campanha que é bom nada.

Anônimo disse...

Campanha de cerveja é igual a campanha política, tem que ter forma e conteúdo.

Se todos tem a percepção que a Kaiser não tem conteúdo (sabor), dificilmente será digerida.

Antes de elaborar uma bela campanha, seria interessante ela se posicionar onde quer chegar.

Uma Nova Kaiser seria interessante para começar ocupar a posição da "nada Nova" Skin.

Abraços,

Igor S. Mendonça
santarine1@gmail.com