segunda-feira, agosto 21, 2006

Título comparativo. É igual a você: faz o maior sucesso












Por Raul Otuzi

O ser humano vive fazendo escolhas. E para isso, compara. Por isso, a comparação é muito usada como caminho criativo. Seja para comparar concorrentes ou para buscar a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança.

Esse post trata do segundo caso. São títulos e mais títulos que apelam para a semelhança de qualidades ou efeitos. Isso ajuda na compreensão da mensagem, na simpatia pela marca e, em última instância, na decisão de compra.

Comparem. É 'igual' que não acaba mais. Possibilidades infinitas.

Igual a você: viaja e volta bronzeado.
Palio Adventure.
Agência: Leo Burnett

Funciona com álcool e gasolina. Igualzinho a você com carboidrato e proteína.
Parati Track&Field.
Agência: AlmapBBDO

É cor que não acaba mais. Igual a sua reforma.
Tintas Coral.
Agência: Leo Burnett

Igual a qualquer sonho. A diferença é que quando você acorda ele continua lá.
Fiat Stilo 1.8 Flex
Agência: Leo Burnett

Com o gado é igualzinho: quando o pai não é lá essas coisas, o filho também não vai ser.
Nelore.
Agência: Z+ Comunicação

Uma agência igual a São Paulo: funciona dia e noite.
MPM.
Agência: MPM

Igual namorado que fez coisa errada. É só apertar que sai.
Ox.
Agência: BorghiErh

É uma coleção igualzinha a selva amazônica: vai abafar.
Guaraná Antarctica Diet.
Agência: Duda Propaganda

7 comentários:

Anônimo disse...

E se você fizer uma pesquisinha rápida, vai encontrar milhares de títulos iguais usando a palavra diferente. "Diferente do seu chefe. Ele... " Diferente do seu marido. Não faz..." Diferente do que você tem na garagem, não faz blá..."
E por aí vai. Igualzinho. Mas diferente.

Anônimo disse...

São as chamadas fórmulas de títulos manjadas. Às vezes serve de referência. Mas às vezes serve como muleta mesmo.
Beijos.

Jr Punketone disse...

O título da BorghiErh é o melhor entre os listados. A Fabiaba disse bem: às vezes serve de referência, outras vezes é muleta. Mas sem dúvida funcionam quando a comparação é bem feita e provida do humor que todo brasileiro adora.

Anônimo disse...

Grande post. Concordo com punketone: O da BorgERh é o melhor título mesmo.

Anônimo disse...

Ah, Tenha dó. Da onde o da BorghiErh é o melhor?

Anônimo disse...

O da BorghiErh é parecido com um título de lavadoras Brastemp, q diz mais ou menos assim:

Sistema parecido com o da polícia. Quanto mais bate, mais sujeira sai.

Não é igual, mas a referência fica nítida.
Esse título tá no anuário. E é bem melhor do que isso q eu escrevi agora.

Anônimo disse...

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