segunda-feira, agosto 21, 2006
Título comparativo. É igual a você: faz o maior sucesso
Por Raul Otuzi
O ser humano vive fazendo escolhas. E para isso, compara. Por isso, a comparação é muito usada como caminho criativo. Seja para comparar concorrentes ou para buscar a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança.
Esse post trata do segundo caso. São títulos e mais títulos que apelam para a semelhança de qualidades ou efeitos. Isso ajuda na compreensão da mensagem, na simpatia pela marca e, em última instância, na decisão de compra.
Comparem. É 'igual' que não acaba mais. Possibilidades infinitas.
Igual a você: viaja e volta bronzeado.
Palio Adventure.
Agência: Leo Burnett
Funciona com álcool e gasolina. Igualzinho a você com carboidrato e proteína.
Parati Track&Field.
Agência: AlmapBBDO
É cor que não acaba mais. Igual a sua reforma.
Tintas Coral.
Agência: Leo Burnett
Igual a qualquer sonho. A diferença é que quando você acorda ele continua lá.
Fiat Stilo 1.8 Flex
Agência: Leo Burnett
Com o gado é igualzinho: quando o pai não é lá essas coisas, o filho também não vai ser.
Nelore.
Agência: Z+ Comunicação
Uma agência igual a São Paulo: funciona dia e noite.
MPM.
Agência: MPM
Igual namorado que fez coisa errada. É só apertar que sai.
Ox.
Agência: BorghiErh
É uma coleção igualzinha a selva amazônica: vai abafar.
Guaraná Antarctica Diet.
Agência: Duda Propaganda
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7 comentários:
E se você fizer uma pesquisinha rápida, vai encontrar milhares de títulos iguais usando a palavra diferente. "Diferente do seu chefe. Ele... " Diferente do seu marido. Não faz..." Diferente do que você tem na garagem, não faz blá..."
E por aí vai. Igualzinho. Mas diferente.
São as chamadas fórmulas de títulos manjadas. Às vezes serve de referência. Mas às vezes serve como muleta mesmo.
Beijos.
O título da BorghiErh é o melhor entre os listados. A Fabiaba disse bem: às vezes serve de referência, outras vezes é muleta. Mas sem dúvida funcionam quando a comparação é bem feita e provida do humor que todo brasileiro adora.
Grande post. Concordo com punketone: O da BorgERh é o melhor título mesmo.
Ah, Tenha dó. Da onde o da BorghiErh é o melhor?
O da BorghiErh é parecido com um título de lavadoras Brastemp, q diz mais ou menos assim:
Sistema parecido com o da polícia. Quanto mais bate, mais sujeira sai.
Não é igual, mas a referência fica nítida.
Esse título tá no anuário. E é bem melhor do que isso q eu escrevi agora.
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