segunda-feira, setembro 25, 2006

Afinal, para ser um grande publicitário é preciso fazer faculdade?


Por Raul Otuzi

Esse é um tema recorrente. E agora na reta final do programa O Aprendiz 3, da Rede Record, ele volta à tona: faculdade é essencial para ser dar bem em publicidade? Vejamos: os dois finalistas do programa são bem distintos.

Anselmo X Bia. Um tem formação na área de comunicação, o outro não. Mas isso importa? Quem é o mais capacitado? Quem será o novo contratado de O Aprendiz?

Ele é Advogado em Los Angeles e empresário na área de licenciamento de marcas. Ela é Empresária de branding em moda. Ele passa coerência, tem uma bela bagagem cultural, mas não é formado na área. Ela tem personalidade forte, tem curso de mestrado em marketing internacional – Barcelona, mas tem dificuldade em trabalhar em equipe.

E aí? O que é mais importante para definir quem irá trabalhar na Wunderman (www.wunderman.com) , agência de marketing direto sediada em Nova York, com salário anual de R$ 500 mil?

Fica a pergunta: se for o Anselmo, fica provado mais uma vez que comunicação é uma área que dispensa faculdade, e o que vale mesmo é a bagagem cultural aliada a um perfil criativo?

28 comentários:

Anônimo disse...

Esse salário dá mais de 41 mil por mês.
É muito alto. Quero trabalhar na Wunderman!!

Anônimo disse...

Acho que em comunicação os principais requisitos para ser dar bem são: criatividade, bom senso e q.i (quem indica). Não necessariamente nessa ordem.
A faculdade de p.p. fica em segundo plano.

Anônimo disse...

Infelizmente não vou poder opinar. Me recuso a assistir O Aprendiz, desculpe. Ô programinha patético! Looooooonge da realidade.

Anônimo disse...

Essa pergunta é muito difícil. Mas, vou tentar expressar a minha opinião sem me alongar muito no assunto. A faculdade de Propaganda é muito boa. A de Direito também. Então, com certeza, acho muito legal. E acho que o Justus tem sido excelente para o mercado porque dá oportunidades iguais pra todo mundo mostrar o que tem de melhor. Não é todo dia que as portas da Wunderrrrrrrrrrrrrman estão abertas. Com certeza é com certeza.

Anônimo disse...

Eu fico totalmente desanimado com isso.
Eu mesmo, formado em P. P. pós-graduado em marketing enfrento uma concorrência com profissionais de outras áreas, como direito por exemplo. Muitas vezes por eles ter um Q.I. forte.
Fico indignado em ter uma formação específica pra área e uma bagagem cultural ampla e não ser reconhecido no mercado.
Já pensei várias vezes atpe em buscar outra profissão onde eu possa aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos de estudo que estão sendo em vão.
:(

Anônimo disse...

Na minha opinião, não... No caso do Anselmo acho que além dele ter que ganhar o programa, só vamos ter a reposta depois que ele estiver trabalhando algum tempo com o Injustus...

Anônimo disse...

Anônimo chorão,

para de reclamar da concorrência... seja competente no que faz e sempre vai ter espaço para você...

Anônimo disse...

Escrevendo desse jeito? Duvido.
Muitas vezes por eles ter um Q.I. forte.

Anônimo disse...

Competência eu tenho de sobra.
E não me importo com o que eu escrevo aqui, pois não é algo formal.
Se quieser mandar um job, to a disposição pra encara e fecha a boca dessa gente.

Anônimo disse...

Job: Escrever duas linhas que prestem e sem erros de português.
Prazo: 01/12
Não tenha pressa. Uma hora você consegue.

Anônimo disse...

De uma coisa tenho certeza: faculdade é só o início. A bagagem cultural faz a maior diferença. Assim como um perfil psicológico de liderança, cooperação e jogo de cintura.

Anônimo disse...

Fleming, acho que você tocou no ponto: LIDERANÇA. Esse é o ponto-chave. Coisa que não se ensina em faculdade nenhuma de comunicação desse país. Para se dar bem na área, tem que ser líder e se portar como tal.

Lúcio Amaral disse...

Eu acho que faculdade de comunicação é fundamental para se trabalhar na área. É por isso que a nossa vida de publicitário é tão esculhambada. Por quê, então, não vamos ser engenheiros, médicos, dentistas, advogados e outras proffisões sem cursar uma faculdade específica? Se apenas ter bagagem cultural fosse necessário para trabalhar em comunicação, isso quer dizer que advogados, médicos, engenheiros não possuem nenhuma, já que podemos trabalhar como tais apenas cursando uma faculdade? Enquanto não houver algum conselho de classe descente e que realmente funcione vai continuar assim, qualquer um seguirá tomando nossos lugares. Que me desculpem quem não tem formação na área, mas a verdade é essa, sigamos os exemplos de CREA, CRP, OAB...

Anônimo disse...

Acho um grande erro usar o programa como referência para o mercado e, pior ainda, o Justus como referência de líder, não reflete o que acontece no mercado e Roberto Justus não é, em nenhum mercado (de serviços, indústria, comércio, terceiro setor e etc) um modelo líder realmente eficiente. É fato que ameaçar, coagir, inibir a equipe não é e nem nunca foi a melhor forma de atingir resultados, insisto, erro!
Agora, sobre a atuação de outros profissionais no meio publicitário, acredito que é possível sim, principalmente em atividades administrativas (coisa que publicitário não é preparado), já em questões técnicas, acredito que a profissional (advogado, psicólogo, engenheiro) deve vivenciar mais o mercado para atuar de maneira efetivo, como dito, são questões de natureza técnica, necessita de aprendizado.
Um "case" interessante, e atual, foi o que aconteceu na W/Brasil (fonte M&M) que contratou profissionais de diversos ramos de atividade para compor sua equipe de planejamento.

Abraço

Anônimo disse...

hahahaha. se tivesse um exame de ordem você estaria reprovado com esse seu "descente".

Anônimo disse...

A faculdade é essencial, fundamental, importantíssima. Sem ela, você tem muito menos chances de comer mulher no começo da carreira.

Anônimo disse...

Particularmente não curto esse programa, acho que só serve para mostrar o quão despreparadas estão as pessoas hoje em dia. Apesar de toda essa bagagem cultural, a maioria se curva diante de ambições mesquinas da vida. Eu fiz a idéia, eu sei liderar, eu soi isso... Para mim, todos uns "nerdões" que tiveram sorte, simplesmente. Ah a idéia do oturo mecânico foi do finalsitané? rs
Abraços, Ricardo Perugino.

Anônimo disse...

Lógico que o programa Aprendiz não é definitivo para provar que para ser um grande publicitário não é preciso faculdade. Mas sem dúvida é um indicativo de que a faculdade de comunicação está cada vez mais em xeque. As pessoas para ser dar bem em pp precisam de outras referências, novos insights, diversas vivências. E isso pode ser encontrado em outras profissões, com seu olhar sem vícios.
Beijos

Anônimo disse...

O Justus é um grande publicitário. Comanda a maior agência do país e está à frente de um programa de TV (gostem ou não) que é sucesso. Acho que ele em suas decisões e comentários muito centrado. É líder, apesar de um pouco robótico (Tom Cavalcante que o diga).

Anônimo disse...

O que torna o curso de PP importante é sua capacidade de extrair informações importantes que podem ser úteis no futuro. Sejam técnicas, conceitos, manhas, contatos, histórias, experiências e até mesmo as biriteiras das sextas a noite. Lembrando que faculdade também é bagagem. E das grandes. Mas não deve ser carregada com exclusividade.

Pra MIM uma coisa está bem clara: das vias que me trouxeram a publicidade, a faculdade é a mais iluminada.

Abração.

Anônimo disse...

Ops, esqueci de assinar o comentário acima.

Anônimo disse...

As vias que me levam à propaganda estão sempre congestionadas de manhã.

Anônimo disse...

Ops, esqueci de assinar o comentário acima.
Anonymous.

Anônimo disse...

Logicamente depende do cargo que será exercido na Wunderman, mas, para um profissional de comunicação a criatividade é imprescindível.

Anônimo disse...

O que acontece no nosso tempo é que a informação ewstá disponível a todos. A comunicação já vem sofrendo com essa "imagem" desde o crescimento da internet. Vejam só. Hoje você pode mandar imagens e matérias interessantes para alguns sites jornalístico que vira notícia. Que tem o domínio da ferramenta ou quem quer ter que sai ganhando. Assim definindo seu posto profissional.

Anônimo disse...

Saudações mestre Raul,

esse aprendiz não foi feito para publicitários cheguei a essa conclusão desdo primeiro Aprendiz... pois eles erram em cada erro tosco que nenhum aluno do 1º ano de PP erraria... fala sério!!! Os anuncios, as campanhas, o planejamento, tudo que eles criam estão totalmente desfocados, não sabem o que é no mínimo público-alvo, o cara coloca um touro mecanico para atrair donas de casa e vira o aprendiz? onde ja se viu... hahahaha falou!

Ps.: Não sabia que vc acompanhava o aprendiz, todos da facul que vou tentar trocar uma idéia sobre o programa, sempre fazer cara de indagação. Parabéns pela sua inovação, cara vc surpreende bastante! t+, sucesso!

Anônimo disse...

Saudações mestre Raul,

esse aprendiz não foi feito para publicitários cheguei a essa conclusão desdo primeiro Aprendiz... pois eles erram em cada erro tosco que nenhum aluno do 1º ano de PP erraria... fala sério!!! Os anuncios, as campanhas, o planejamento, tudo que eles criam estão totalmente desfocados, não sabem o que é no mínimo público-alvo, o cara coloca um touro mecanico para atrair donas de casa e vira o aprendiz? onde ja se viu... hahahaha falou!

Ps.: Não sabia que vc acompanhava o aprendiz, todos da facul que vou tentar trocar uma idéia sobre o programa, sempre fazer cara de indagação. Parabéns pela sua inovação, cara vc surpreende bastante! t+, sucesso!

Anônimo disse...

Saudações mestre Raul,

esse aprendiz não foi feito para publicitários cheguei a essa conclusão desdo primeiro Aprendiz... pois eles erram em cada erro tosco que nenhum aluno do 1º ano de PP erraria... fala sério!!! Os anuncios, as campanhas, o planejamento, tudo que eles criam estão totalmente desfocados, não sabem o que é no mínimo público-alvo, o cara coloca um touro mecanico para atrair donas de casa e vira o aprendiz? onde ja se viu... hahahaha falou!

Ps.: Não sabia que vc acompanhava o aprendiz, todos da facul que vou tentar trocar uma idéia sobre o programa, sempre fazer cara de indagação. Parabéns pela sua inovação, cara vc surpreende bastante! t+, sucesso!