terça-feira, setembro 19, 2006

E no Fest'Up, Carlos Rocca - DPZ, foi infeliz


Por Raul Otuzi

No mínimo infeliz a declaração de Carlos Rocca, diretor de Criação da DPZ, no Fest’Up.

Ele disse que um publicitário só tem futuro se trabalhar em São Paulo. Que se alguém quiser seguir na carreira deve ir para a capital.

Esse tipo de generalização não traduz a realidade. É óbvio que Sampa é o grande centro. Mas não é o único. Tem gente boa, de futuro, passado e presente trabalhando e fazendo publicidade da maior qualidade no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Nordeste, Interior de São Paulo, etc.

Existe vida publicitária fora de SP sim, Carlos. A sua declaração não ajuda em nada, só desanima os estudantes mais desavisados e mitifica a nossa profissão com que há de pior: prepotência e preconceito.

33 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que um profissional como o Carlos Rocca da DPZ teve o intuito de ofender quem é de fora da capital de São Pulo. Para mim, essa declaração dele foi ‘um graça’ para os estudantes. Algo como se posicionar como o maioral. Nada além disso.

Anônimo disse...

Boa tarde Raul, tudo bem?
É por causa de pessoas como esta que a publicidade no Brasil é o que é. EM qualquer outro país, um publicitário tem um emprego normal, como qualquer outro. Aqui não. O cara tem hora pra entrar e não tem pra sair, trabalha finais de semanas e feriados. Sempre a maior pressão. Existe um mito ao redor da profissão. Trabalho em agência há 6 anos (BH e SP) e tenho fé que daqui há alguns anos conseguirei mudar de profissão!

Anônimo disse...

Põe infeliz nisso. Uma declaração dessas é ridícula. Ri-dí-cu-la!

Anônimo disse...

Não gostei dessa afirmação. Sou do interior de SP, meu pai é dono de uma agência de publicidade há quase 20 anos e formou 3 filhos com o suor conseguido nela. E aí?

Anônimo disse...

Não vi nada de mais. Não fosse verdade, o blog não estaria o tempo todo exibindo comparações ou submetendo à avaliação anúncios da DM9, Almap e outras. Se quer realmente mostrar que o Interior tem o seu valor, então, comece dando o exemplo.

Anônimo disse...

Poha, o cara foi infeliz! ¬¬
Fazer o que, nhe? Em todas as areas há pessoas que falam algo assim! Espero que depois ele concerte a cagada!..

Anônimo disse...

Sp tem mais grana, mais visibilidade e isso ajuda na criatividade. Ponto. Mas dizer que só lá é que se tem futuro é um pouco demais.

Anônimo disse...

o problema foi a forma como o Carlos Rocca disse: com empáfia. Eu estava no fest-up e posso afirmar isso. Foi tipo assim: se vocês querem ser alguém venham para a capital. Discordo. Até porque publicitário pode trabalhar em mkt. E existe empresa grande pra burro fora de São Paulo.

Bruno Lombardi disse...

Carlos,
Não sei se você lerá este humilde post, mas enfim, quero lhe dizer que você não está um pouco errado, você está totalmente errado. Existem excelentes agências de comunicação espalahdas pelo Brasil. O Nordeste é um mercado em grande ascenção. A região Sul tem ótimas agências. E digo o mesmo do restante do país. Concordo com o Raul, SP é o grande centro, mas dizer que SÓ aqui em sampa tem mercado pros publicitários é no mínimo arrogancia.
Você foi muito infeliz no que disse.
VIVA AS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL! NÃO IMPORTA SE EM SP, NO RJ, EM PE...

Anônimo disse...

Faltou responsabilidade. É o que chamo de ‘vamos proteger o conto de fadas são paulo’. Um mito. Nada além disso.

Anônimo disse...

Acho que o Carlos Rocca se expressou mal. Só isso. Mas a forma de se expressar tem tudo a ver com o seu conteúdo, né?
Beijos

Anônimo disse...

Exemplo 1:

Com Texto, prata no Festival Mundial de Gramado/Bueno Aires. Agêncio do interior - Prêmio Mundial.

Exemplo 2:

Etco, um puta faturamento com uns dos anunciantes do país.

Exemplo 3:

Região sul do país, uma baita tradição em design.

e por aí vai.

Anônimo disse...

Pra que tanta celeuma? Sampa é foda. Nóis é nóis o resto é b...

Anônimo disse...

Minha opinião é simples: Rocca não teve intenção de desqualificar o trampo do resto de São Paulo. Só escolheu mal as palavras e acabou passando a idéia de desprezo. Ele se apenas se equivocou.

Anônimo disse...

Pedro K.,
tem emprego na agência do seu pai?

Anônimo disse...

SE SÓ SÃO PAULO É O ‘CARA’ POR QUE A DPZ TERIA AGÊNCIAS ASSOCIADAS?
NÃO SERIA AUTO-SUFICIENTE?

ALGUMAS AGÊNCIAS ASSOCIADAS DA DPZ:

ONDA SETE PUBLICIDADE
Av. 9 de Julho, 521
12 – 3941-5573
São José dos Campos – SP
www.ondasete.com.br

BRETAS COMUNICAÇÃO
Rua Barbosa de Andrade, 590
19 – 3242-6955
Campinas/SP
www.bretascomunicacao.com.br

CERQUETTO
R. Vicência Faria Versage, 318
15 – 3234-3235
Sorocaba/SP
www.cerquetto.com.br

TEMA
R. São Paulo, 1578
16 – 3374-1533
São Carlos/SP
www.temanet.com.br

Anônimo disse...

MAIS AGÊNCIAS ASSOCIADAS DA DPZ:

SOLUTION COMUNICAÇÃO
Av. Getulio Vargas, 1300 – 10º and.
31 – 2102-9301
Belo Horizonte/MG
www.solutioncom.com.br

IDÉIA 3 COMUNICAÇÃO
R. Alceu Amoroso Lima, 470 - 1º and.
71 – 3273-3333
Salvador /BA
www.ideia3.com.br

BRONX COMUNICAÇÃO
R. Camões, 50
41 – 262-5333
Curitiba/PR
www.bronx.com.br

BW3 PROPAGANDA
R. Bahia, 1369 – sala 08
67 – 3321-5211
CampoGrande/MS
www.bw3.com.b

Anônimo disse...

O problema é ter que gente que ainda paga para ir ao FestUp. Os desavisados pagam o pato. E é bem-feito.

Anônimo disse...

Muito infeliz mesmo essa declaração.
Nunca esperava ouvir isso de um profissional respeitado no mercado. Vai ver ele ta se achando o bonzão, mas ele é como qualquer um de nós. Quando morrer vai feder igualzinho todo mundo.
Como profissional eu destaco que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não deixam nada a desejar em termos de profissionalizmo e competência dos profissionais que atuam no mercado paulista, ta certo que as maiores verbas circulam por aí, mas isso não desqualifica o resto do Brasil.
Acho também que faltou humildade para ele.Mas se ele se acha o bãbãbã, quando cair o tombo será grande.

Anônimo disse...

Eh...huauhahu o negocio eh ir pra SP..uhahuauh ficar no interior...trampar no shopscentis..uhauhauha pelo menos os cartazes"50% OFF"ficaram mais criativos..uhauhahuauh

Toma no cu desse Carlos Rocca, parece os gringos quando chegam no Brasil e falam: "Nossa, pensei que aki era tudo selva"

Fala pra ele presta atenção mais nas agências do interior do Brasil, acredito que ele vai se supreender...

Talvez ele naum leia esse comment, deve tah em uma enchente ou preso no transito de SP sendo assaltado...eu aqui na humilde agencia do interior..FELIZ...uhauhauha

Anônimo disse...

Puta nêgo que se acha.

Anônimo disse...

Mas se esse é o tipo de profissional que se encontra no Interior? Então o Rocca tá certo. A pessoa não consegue se expressar sem usar palavrão e sem escrever um texto pobre, quase miserável, em gramática.

Anônimo disse...

Anônimo,
o certo é:
Mas se esse é o tipo de profissional que se encontra no Interior, então o Rocca tá certo...

Percebeu? VÍRGULA em vez de INTERROGAÇÃO!

Quem é que não consegue se expressar direito?

Anônimo disse...

Eu estava presente e posso confirmar isso!!!
E digo mais:
Ele é um arrogante!! Disse que nós que somos futuros publicitários, e que um dia tomaremos o lugar dele, teremos que nos ESFAQUEAR uns aos outros para ter uma vaga em uma boa agência!!!
PODE??!!
Valeu Raul mais uma vez por ser além de ótimo professor e profissional esta saindo um ótimo reporter..não deixa passar nada!!
Abraços

Anônimo disse...

Olá Raul, parabéns pela iniciativa.

Eu concordo com a Denise. Eu também estava presente e ouvi ele proferir essas intrépidas palavras. Entendo que o intuito do evento é ajudar na formação profissional de cada um. Dizer que nós temos que nos esfaquear para conseguir um espaço no mercado não acrescentou nada na vida de qualquer pessoa que estava presente. Quanto ao comentário impertinente e em momento mais inoportuno, só tenho a dizer que foi característico de uma pessoa insolente, arrogante, prepotente, petulante e todos outros adjetivos que qualificam (ou desqualificam) o mesmo.

Grato. Abraço a todos.

Anônimo disse...

Obrigado pela correção.
Zé, todo mundo te conhece no interior?

Anônimo disse...

Não se pode dizer verdades a pessoas frágeis.
O que ele falou tá certo, se tem propaganda boa no Brasil é em São Paulo, e em poucas agências de lá, quem quer fazer algo que preste tem que ir pra lá. Eu, quando puder, vou pra lá.
Mas o Rocca esqueceu de dizer uma coisa: a tal propaganda boa de São Paulo não fica na DPZ...

Anônimo disse...

Acho que essa é uma boa oportunidade para o blog mostrar que existe propaganda inteligente fora de São Paulo. Porque existem profissionais e clientes excelentes. O que talvez não exista são verbas astronômicas e equipes de assessoria de imprensa dentro das agências. A Master tem um filme de Audi que, pra mim, é um dos melhores que já fizeram pra marca, em todos os tempos. Melhor que todos da Almap, por exemplo. A RC acabou de criar e ganhar um monte de prêmios com o filme Careca, que é primoroso. Enfim, o que existe muito em SP é lobby de agência pra ganhar prêmios por quantidade de inscrição e muita gente que se acha. De resto, não vejo grandes diferenças. Aliás, em alguns aspectos, trabalhar fora de SP deve ter inúmeras vantagens. Mas eu não posso falar porque trabalho em São Paulo.

Abraço.

Anônimo disse...

Grande texto, Jão.
Falou exatamente o que eu penso. Parabéns!

Anônimo disse...

O bom do comentário do Rocca é que faz pensar. Serve para alguma coisas ao menos. Tem gente que fala, fala e não consegue extrair um mínimo de reflexão.

Anônimo disse...

Eu acho que quem é bom é bom em qualquer lugar. Agora, se quiser visibilidade não tem jeito, tem que ir pra São Paulo. Nossos craques Sócrates e Raí, se tivessem continuado por aqui, continuariam sendo craques mas jamais estrelas.

Anônimo disse...

Então está lançado o desafio: o EhDuca vai mostrar pra nós a boa propaganda do Interior. Mas a gente pode criticar, ok? Que rufem os tambores!!!

Anônimo disse...

ta aí a prova:

http://www.corporacaofantastica.com/