quinta-feira, dezembro 15, 2005
Calma. Essa não foi chupada.
Por Raul Otuzi
Como não?? Você pode estar se perguntando. “As placas estão aí, as datas também, como então não é chupada? É chupada sim. O anúncio da Unimed foi chupado descaradamente do anúncio do Salão do Automóvel. Sem dúvida.”
Peraí, nem todo anúncio que tem um princípio criativo igual a outro é chupado. O que ambos fizeram foi contextualizar a mensagem visual dentro do universo de interesse do público-alvo. Tá certo? Não? Não convenci? Pense bem. Enquanto isso, confira a ficha técnica dos dois:
O primeiro anúncio foi prata no 2º anuário do Clube de Criação de São Paulo. Agência: Almap. Redator: Boris Fetchir. Direção de arte: Bjarne Norking.
O segundo é da F/Nazca. Redator: Rafael Genu. Direção de Arte: Vico Benevides
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14 comentários:
Se isso não é chupada, não sei mais o que é!
O do Salão do Automóvel é muito bom. Pra época. Gosto do título de Unimed e, sinceramente, não vejo chupada nesse caso.
Claro que não é chupada, pelo amor de Deus.
Ei, devagar com o andor! Se a gente começar a achar que chupada é todo anúncio que tem uma leve semelhança com outro anterior, danou-se. Nós publicitários somos todos uns chupinhas de marca maior.
Eu concordo com o Garganta profunda, não acho que foi chupado não, não vejo tanta semelhança assim.... Pra mim não foi chupada
Peraí pessoal. Nem de longe é uma chupada. Conceito, layout, textos e até as cores (ehehe) são diferentes. Se for por aí daqui pra frente, tudo que for criado, vai ter como de alguma forma ser acusado de plágio.
Chupada coisa nenhuma. Referência pura e olhe lá...
Chuparam foram os neurônios de quem acha que peças tão diferentes têm algo em comum.
Parece uma agência aqui de Curitiba que reclamou de outra que usou a bandeira do Brasil para ilustrar um anúncio. Ah, então o gênio usou a bandeira do Brasil num anúncio e ninguém mais pode usá-la?
Parece a história do "genial" slogan do Bradesco. Até parece que criaram a palavra "Completo". Tiraram um comercial do ar porque dizia que o carro era completo. Ridículo. Oras, e as prostitutas não podem mais fazer "Completo", ninguém mais pode ser completo ou comprar qualquer coisa completa pois a Neogama criou o incrível e inimaginável slogan "completo". Ah, pára com isso.
Peraí rapaz...Não tem nada a ver um anúncio com o outro.
O fato de ambos usarem uma placa
não significa que sejam iguais ou parecidos. Idéia e layout totalmente distintos.
cadê os novos posts? pedalem galera, nos forneçam material para discussão, estamos ávidos por informação, vamos, vamos!
só quem não tem familiriadade com publicidade para achar que se trata de chupada.
Convenhamos, incorpotar a mensagem ao universo do target é a tática mais manjada e mais velha apropriada pela publicidade (o que, no entanto, não configura ineficiência).
Chuparam no maximo uma piadinha q deve rolar em td congresso medico...hheheheee. No mais ta td originalmente original.
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Um anúncio não tem nada a ver com o outro. Até mesmo as placas usadas - o motivo da controvérsia - são diferentes!
Se fosse o caso, ninguém mais poderia usar criança em comercial depois da campanha dos Mamíferos da Parmalat.
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