quinta-feira, dezembro 15, 2005

Calma. Essa não foi chupada.


Por Raul Otuzi

Como não?? Você pode estar se perguntando. “As placas estão aí, as datas também, como então não é chupada? É chupada sim. O anúncio da Unimed foi chupado descaradamente do anúncio do Salão do Automóvel. Sem dúvida.”

Peraí, nem todo anúncio que tem um princípio criativo igual a outro é chupado. O que ambos fizeram foi contextualizar a mensagem visual dentro do universo de interesse do público-alvo. Tá certo? Não? Não convenci? Pense bem. Enquanto isso, confira a ficha técnica dos dois:

O primeiro anúncio foi prata no 2º anuário do Clube de Criação de São Paulo. Agência: Almap. Redator: Boris Fetchir. Direção de arte: Bjarne Norking.
O segundo é da F/Nazca. Redator: Rafael Genu. Direção de Arte: Vico Benevides

14 comentários:

Anônimo disse...

Se isso não é chupada, não sei mais o que é!

Anônimo disse...

O do Salão do Automóvel é muito bom. Pra época. Gosto do título de Unimed e, sinceramente, não vejo chupada nesse caso.

Anônimo disse...

Claro que não é chupada, pelo amor de Deus.

Anônimo disse...

Ei, devagar com o andor! Se a gente começar a achar que chupada é todo anúncio que tem uma leve semelhança com outro anterior, danou-se. Nós publicitários somos todos uns chupinhas de marca maior.

Anônimo disse...

Eu concordo com o Garganta profunda, não acho que foi chupado não, não vejo tanta semelhança assim.... Pra mim não foi chupada

Anônimo disse...

Peraí pessoal. Nem de longe é uma chupada. Conceito, layout, textos e até as cores (ehehe) são diferentes. Se for por aí daqui pra frente, tudo que for criado, vai ter como de alguma forma ser acusado de plágio.

Anônimo disse...

Chupada coisa nenhuma. Referência pura e olhe lá...

Unknown disse...

Chuparam foram os neurônios de quem acha que peças tão diferentes têm algo em comum.
Parece uma agência aqui de Curitiba que reclamou de outra que usou a bandeira do Brasil para ilustrar um anúncio. Ah, então o gênio usou a bandeira do Brasil num anúncio e ninguém mais pode usá-la?
Parece a história do "genial" slogan do Bradesco. Até parece que criaram a palavra "Completo". Tiraram um comercial do ar porque dizia que o carro era completo. Ridículo. Oras, e as prostitutas não podem mais fazer "Completo", ninguém mais pode ser completo ou comprar qualquer coisa completa pois a Neogama criou o incrível e inimaginável slogan "completo". Ah, pára com isso.

Anônimo disse...

Peraí rapaz...Não tem nada a ver um anúncio com o outro.
O fato de ambos usarem uma placa
não significa que sejam iguais ou parecidos. Idéia e layout totalmente distintos.

Anônimo disse...

cadê os novos posts? pedalem galera, nos forneçam material para discussão, estamos ávidos por informação, vamos, vamos!

Anônimo disse...

só quem não tem familiriadade com publicidade para achar que se trata de chupada.

Convenhamos, incorpotar a mensagem ao universo do target é a tática mais manjada e mais velha apropriada pela publicidade (o que, no entanto, não configura ineficiência).

Anônimo disse...

Chuparam no maximo uma piadinha q deve rolar em td congresso medico...hheheheee. No mais ta td originalmente original.

Anônimo disse...

Excellent, love it! Colorado towns incorporate Female models + long leg Travel and mexico mature hairy hoes melons Wedding invitations halifax First ass then mouth

Bauducco disse...

Um anúncio não tem nada a ver com o outro. Até mesmo as placas usadas - o motivo da controvérsia - são diferentes!

Se fosse o caso, ninguém mais poderia usar criança em comercial depois da campanha dos Mamíferos da Parmalat.