terça-feira, dezembro 13, 2005

Coincidência, referência ou chupada?


Por Raul Otuzi

Que a campanha da Timberland é incrível, não tenho dúvidas. Agora, o mais incrível é a incrível semelhança com o anúncio que a Publicis Salles Norton criou para o Vick Vaporoub.
(Redação: Arício Fortes. Direção de arte: Jack Ronc).

As peças são tão iguais que Henry comentou o seguinte aqui no blog: "Essa campanha - a da Timberland - é muito boa. Acho q entrou no shortlist em Cannes. Só não levou Leão pq tinha uma peça de Vick idêntica. Uma latinha de vick segurando a janela e uma assinatura: 'respire'."

E aí? O que vocês acham? Alguém copiou alguém? Se sim, quem chupou quem? Isso é relevante, ou no problem já que são anunciantes de segmentos diferentes? E o mais importante: quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Comentem, comentem.

16 comentários:

Anônimo disse...

Boa Raul!
Não podemos dizer de cara que a idéia foi copiada ou não porque não temos a data exata da publicação de cada anúncio. E isso também não quer dizer que houve uma "chupada" literal. O que pode ter acontecido é aquilo que a gente sempre fala em sala de aula. Se não houve uma cópia, pode ter acontecido de as duplas das duas campanhas terem referenciais muito parecidos. Porque se forem campanhas contemporâneas, a gente tá falando de um mesmo universo de informações. Será que publicitários lêem sempre as mesmas coisas, olham os mesmos anuários? Será que não estamos falando de uma crise de informação, de cultura? Eu acredito que falta ar novo e pé na estrada para os publicitários. O que vocês acham?? E foi ou não foi uma "chupada" na opinião de vocês??? Tucci

Anônimo disse...

Acho que a peça da Timberland nasceu primeiro. Vi ela no site do CCSP muito antes do festival. Mas nesse caso não acredito em chupada. Prefiro pensar que não passa de uma coincidência.
Vale ressaltar também que a peça de vick sim ganhou Cannes. Leão de Ouro por sinal.

Anônimo disse...

Eu tbm vi Timberland primeiro. Mas vai que Vick demorou um tempão pra ser aprovado. Sei lá. Isso acontece muito. Mas será q Vick foi pra rua? Acho que não. É a clássica peça pra ganhar prêmio. Agora, quanto à pergunta, prefiro acreditar que foi coincidência mesmo. Ou referência. Chupada não foi não, imagina.

Anônimo disse...

mera coincidência.

Anônimo disse...

Tucci, Tucci,
ainda não vou me manifestar, quero mais opiniões.

Mas concordo com você: anuário só não basta. Cadê novas referências?

Anuário é leitura obrigatória sim, mas não só. Não só!

Agora o pior é quem não lê nem anuário nem gibi da Mônica... e nem bula de remédio, no banheiro que seja.

Anônimo disse...

Chupada ou não, as duas idéias são ótimas. Quem se importa? O que vale é o resultado final. Cumprido.

Anônimo disse...

Todo mundo deveria se importar. Chupar é ter preguiça de pensar.

Anônimo disse...

engraçado...as peças que supostamente foram "chupadas", levaram algum tipo de premio. acho q ninguem quer chupar peça desconhecida, ou rola muita preguiça de procurar em algum lugar que nao seja um anunario.
tsc, tsc...

Anônimo disse...

A campanha de Timberland existe. A de Vicki é fantasma.

Anônimo disse...

Olha, acabei de fazer meu tcc com o tema "plágio ou coincidência?".
Li pacas sobre o assunto. E cheguei a conclusão de que há muito mais coincidência do que plágio na propaganda.
Concordo com o Tucci, quando ele fala da crise de cultura. As pessoas sabem de muita coisa, mas com pouca profundidade. Aí, é normal que saiam criações parecidas, não?

Anônimo disse...

Difícil afirmar que possa ter sido uma chupada. Mais difícil é acreditar que exista "criativos" quem as façam. O agravante é que seria descarado. Prefiro acreditar em coincidência.

Não são raros os casos em que os elementos visuais são os mesmos, mas a idéia difere. Neste caso aposto nisso.

Timberland bota o leitor pra fora, literalmente. Convida-nos a aventura. Vick inverte. Trás conforto, tranqüilidade, nos coloca pra dormir. Só faltou a canção de ninar

Para quem é a favor de chupada, perdão, e um litro de óleo de peroba.

Anônimo disse...

É muito complicado julgar a criatividade das pessoas...mas, neste caso, pra mim, foi chupada.Diga-se de passagem que uma bela chupada.

Anônimo disse...

ei macacada, os conceitos são completamente diferentes...Voces todos estão fazendo comparaçôes erradas.

Anônimo disse...

Tem conceito? Ah, deixa pra lá. Ninguém lê texto mesmo. haha

Falando sério. Eu e acredito que todos os outros aqui presentes, estávamos discutindo o elemento que é comum nas peças ou seja, o visual. Ninguém abordou o conceito das peças que, por sinal, se fossem parecidos era assinar o atestado da chupada.

Anônimo disse...

meu! é claro que vicks veio depois. só veio em cannes, na real. nunca vi esse anuncio em revista nenhuma e só foi divulgado depois do leão. timberland já estava sendo veiculado desde janeiro, sei lá, muito antes, e em muitas revistas (e no site do clube tb).

Anônimo disse...

não acredito que seja chupada (ao menos diretamente).

quanto ao conceito criativo da peça que retrata uma janela, acredito que seja mais adequado ao produto "vick" do que a um tênis. Já na porta, é outra história...