quarta-feira, dezembro 14, 2005

Minus: os mascotes invadem a mídia


Por Raul Otuzi

O homem da Michelin, o franguinho da Sadia, o elefante da Cica, o ratinho da Folha, o ratinho do Bradesco na Internet, o coelho da Duracell (ou da Energizer, depende do mercado), Ronald McDonald, Tony the Tiger, Pato Purific... Bem, a lista sempre foi grande.

Mas, de repente, ela está aumentando por demais, não é não? Parece que o fenômeno Assolino deflagrou um verdadeira caça aos mascotes. Depois do Monsieur Deli da Delícia, dos Unimascotes do Unibanco, do Chipinho da Claro... eis que chegam os Minus, da Minuano.

E chegaram com tudo, hein? 16 páginas na Veja e comercias que passam a toda hora na TV.
Será que a Dm9DDB resolveu ir para o caminho mais fácil ou teve uma grande sacada com os irmãozinhos verdes dos Smurfs??

15 comentários:

Anônimo disse...

pra mim, é uma idéia perecível. falta personalidade aos smurfs/hulks/leprechauns. APOSTO que não cativa.

Anônimo disse...

É engraçado!
Como bem explicou o Raul, "os mascotes surgiram para aproximar a marca dos seus consumidores, através de uma identificação rápida e grande empatia." É assim que se entende estes personagens no mercado publicitário. Mas quando procurei o significado do termo "mascote", surgiu: é um personagem feito pra dar sorte ou trazer felicidade para uma pessoa ou grupo.
Será que nós, publicitários, distorcemos as coisas porque somos supersticiosos? E mascote, afinal, dá sorte pra quem? Ou será que tem gente que acredita que vender é também sorte?

Anônimo disse...

Tem gente que TEM CERTEZA de que VENDER É SÓ SORTE. Por isso, não toma o devido cuidado com a sua comuninação.

Anônimo disse...

Acho que não conversa muito com dona de casa. É bacaninha, engraçadinho, mas é uma campanha que não limpa a gôndula.

Anônimo disse...

Eu achei bastante pertinente estes "mascotes" em especial. Melhor do que um chip esquisito ou uma espoja de aço que dança igual o Latino. E adorei o nome, combinou bem.

Anônimo disse...

Tudo bem vai...Gosto de mascotes, eu os acho carismáticos, lindinhos, fofinhos e engraçadinhos. Mas mascote por mascote, eu prefiro meu cachorro. E nem por isso eu como ração junto com ele.

É claro que tem um "target" este tipo de campanha, concordo que o nome foi bem colocado, mas não me convence.
Há outras maneiras de se vender.

Anônimo disse...

Achei que tem impacto. E o jingle é muito bom. Envolvente. Vai pegar.
Já pegou. Aliás, a Minuano está detonando.

Anônimo disse...

Publicitário não é target, muito menos referência.
Vocês não acham que a DM9 deve ter feito pesquisas antes de colocar a grana da Minuano nisso? Eu tenho certeza que sim.
É bem provável que estes Minus peguem.

Anônimo disse...

Olá pessoal ...
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog ...
Segundo que estou adorando as matérias publicadas.
Me formei no final deste ano e estou trabalhando com redator numa agência e gostaria também de matérias focadas para redator.
Obrigado.

Anônimo disse...

Valeu, Daniel!
Dei uma olhada no seu blog e achei bem interessante também. Em breve, eu e o Tucci vamos colocar muitas coisas bacanas sobre redação publicitária. Pode esperar!
Abraço!

adilson terrivel disse...

tem mascotes e mascotes... concordo com o marcelão, falta personalidade, hj em dia o pessoal acha que colocar 3D em tudo resolve. a esponja é em 3D, mas tem mais personalidade. o chip também. não que sejam perfeitos, mas nada é, pois tudo depende de quem vê, e em propaganda tem sempre tem muita gente opinando no trabalho até ele sair, inda mais em personagem, que todo mundo gosta...

Anônimo disse...

reforço: os mascotes são bons. Daqui um ano a gente conversa se eles pegaram ou não. Vamos ver!! Aposto que sim!!!!

Anônimo disse...

Trata-se de uma formula batida e de uma embalagem batida, mas como a pinga da batida é boa todas as donas de casa tomam, tomam, e se embebedam. Afinal, td trabalho fica por conta dos Minuservos.

Anônimo disse...

bonitinhos os bichinhos,,mas sinceramente eu achei que não tem nada a ver com o target...dona de casa não vai ficar muito sensível ao ver esses bichinhos nos produtos de limpeza.

Anônimo disse...

eu trabalhei nessa campanha fazendo o 3d.. não vou discutir se funciona ou naum.. sei que fizemos o melhor possivel dentro dos prazos insanos que vcs publiciotarios arrumam..

e ne sinto gratificado quando vejo algumas crianças cantando a musiquinha que é um porre kkk

e tbm quando pessoas que naum saum ligadas a area comentam sobre os minus..

eu acho que pego e ja deu no saco kk