segunda-feira, dezembro 12, 2005

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Timberland é sinônimo de calçado de aventura. Por isso, o briefing para divulgar o Junction II não poderia ser outro. Comunicar esse espírito aventureiro. Não importa o produto, Timberland deve sempre expressar tal conceito. É o que a deixa memorável e desejada. Então o que a Lew,Lara fez? Um belo anúncio, mais uma vez.

O título é provocativo, irônico, verdadeiro: “Aproveite. O Brasil tem a maior floresta do mundo. As praias mais lindas do mundo. E a pior programação de domingo do mundo.”

O texto vai direto ao ponto, mistura atributos com uma breve descrição dos locais de uso:
“Junction I. O solado B.S.F.M antiderrapante e a palmilha de E.V.A com proteção para os dedos mantém a sua estabilidade e o conforto em caminhadas por rios, praias, pedras e lugares úmidos. E a resistência do couro nobuck garante que nada disso vai parar você.
A VIDA É LA FORA.”

Por último, temos a imagem. E em vez de mostrar o produto em ação (dejà vu demais), a saída foi mostrar o produto em primeiro plano e a natureza de fundo. Peraí, mais isso também é dejà vu demais, então qual o pulo do gato?

A grande e sutil sacada está no porquê a natureza está de fundo. Porque o Junction II está segurando a porta, abrindo uma nova possibilidade, deixando você livre para sair de casa e curtir uma aventura. A natureza está de fundo para fazer um chamado: vem cá. Afinal, a vida é lá fora, entendeu?

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa campanha é muito boa. Acho q entrou no shotlist em Cannes. Só não levou Leão pq tinha uma peça de Vick idêntica. "Uma latinha de vick segurando a janela e uma assinatura: "respire".

Mas tem um problema. Diferente da peça de Sadia que tá logo abaixo, aqui faltou título.

Veja bem: “Aproveite. O Brasil tem a maior floresta do mundo. As praias mais lindas do mundo. E a pior programação de domingo do mundo.”

Espera aí, "Pior programação de domingo do mundo ou pior programação de TV do mundo?

Programação de domingo cada um tem a sua. E só é a pior se vc passar o domingo na frente da TV. Se o Brasil tem as praias mais lindas do mundo, tem a maior floresta do mundo, não pode ter a pior programação do mundo. Acho que faltou alguma coisa. Pra quem sabe da história, acho que o cliente mexeu, mandou tirar o macaco. Sei lá. Ficou manco.

No site da Lew tem outras peças dessa campanha. Os outros títulos são muito melhores. Vale o clique. Abraço!

Anônimo disse...

Henry,
bela lembrança do anúncio da Vick, já postei no blog para efeito de comparação.

Quanto ao título: “Aproveite. O Brasil tem a maior floresta do mundo. As praias mais lindas do mundo. E a pior programação de domingo do mundo.” Concordo.

O cliente deve ter achado ofensivo dizer: "a pior programação de TV do domingo", e então mandou amenizar.

Mesmo assim, acho que a mensagem como um todo foi bem passada... e bem entendida. Não comprometeu.
Valeu, abração!

Anônimo disse...

Verdade. Deu o recado sim. Mas caiu pro politicamente correto. Grande inimigo da boa propaganda.

Abração!

Anônimo disse...

Como diria Mohallem, Politicamente Correto é uma contradição de termos: Se é político, não pode ser correto.

Sobre a peça, o título não ficou comprometido, mas concordo que faltou algo.

Anônimo disse...

para meio entendedor meia palavra basta... rêrêrê.

Anônimo disse...

Eu acho o anúncio genial, principalmente o título. Todos sabem que a programação de TV brasileira no domingo é sofrível. Suprimir a palavra TV, ao meu ver, não influencia no entendimento da mensagem.
Aliás, queria saber quem foi o redator deste grande título. Aposto que foi o Manir Fadel.

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Allergies swollen eyes investmant financial advisor westchester non nude high school girls Lisle volvo Certificate of incorporation in new york Nokia 8860 batteries

Anônimo disse...

Excellent, love it! Where is hepa filter in 1996 contour Long stay travel insurance falkland islands facial liposuction Minuteman carpet floor dryers