quinta-feira, março 23, 2006

Como criar títulos que vendem - parte I












Por Raul Otuzi

Durante cinco anos, a Almap antecipou o destaque da matéria de capa de Veja com outdoors que viraram case de mídia. São exemplos notáveis de títulos. Títulos que cumprem a função de informar, chamar atenção, criar interesse, despertar desejo e provocar ação.

Como o objetivo, além de consolidar a imagem de marca, era vender as revistas em banca de jornal os títulos faziam menções claras ao assunto principal da revista naquela semana. Chamadas engenhosas, oportunas, que exploravam todo o universo (rede semâtica/palavra-puxa-palavra) do tema em questão.

Agora o curioso é que o melhor título é aquele que não aparece. A cor preta já comunica tudo. Esse é o segredo: comunicar da melhor forma possível. E isso às vezes significa ficar calado. A direção de arte é da Katia La Farina, com direção de criação de Marcello Serpa e Eugênio Mohallen.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sugestão de desafio: criar titulos para outdoor de Veja. Vocês dão o mote, a gente quebra a cabeça para criar. Que tal? Um belo desafio, hein?

Anônimo disse...

Os títulos do Carrascozi de Veja realmente são muito bons. Parabéns, Carrascozi!

Anônimo disse...

Os titulos de Veja são do Carrascoza? Sério? P*** que pariu! Esse cara eh f***!

Anônimo disse...

O pessoal da classe falou que é. E o primeiro sutiã também. FU-DI-DO. Ops, sorry... (risos)

Anônimo disse...

Anúncios de Veja são do Carrascoza?
Primeiro sutiã também?
Cadê a cultura publicitária de vocês, moçada?

As peças de Veja foram feitas pelo Mohallem, Zanatta, Tales Bahu, Sophie Schoenburg...

Primeiro sutiã é do Olivetto.

Vamos ler mais os anuários antigos. A história e alguns dos melhores anúncios da nossa propaganda não estão na Archive e no One Show.

Anônimo disse...

Rapá...

na boa, naum gostei dos títulos naum...

informam, mas ñ deixa a lembrança na mente...aliás, naum me lembro de nenhum agora, só o da tarja preta q remete ao 11 de setembro.

Informar é bom, mas se tornar notável e posteriormente fidelizar é melhor ainda.

Anônimo disse...

Chico,
você não está confundindo as coisas? Estes anúncios não são e não pretendem ser institucionais. A intenção deles é uma só: vender a próxima edição da revista. Você está dirigindo sábado e pronto: vê qual é a principal matéria da revista contada de um jeito engraçado. É praticamente um varejo, mas nesse caso muito bem feito.

Sobre o fato de não lembrar dos anúncios lembre-se: ninguém os viu todos juntos de uma só vez na rua.

Abs

Anônimo disse...

Mas algum desses eh do Carrascoza? Ele trabalha na AlmapBBDO?

Anônimo disse...

O Chico é um gênio. Quer tornar memoráveis até títulos para vender notícias semanais. Eu contrataria esse cara.

Informar é bom, mas se tornar notável e posteriormente fidelizar é melhor ainda.

Chico, Be My Master, Chico!!!