terça-feira, março 21, 2006

Deu na Wired 1.

Diminui a distância entre homens e mulheres. Pelo menos na internet.

Por Henrique Tucci.

A Wired apresentou uma matéria sobre a diferença entre comportamentos de homens e mulheres na internet. Essa diferença, cada vez mais sutil, exige olhos e mouses atentos.

Antes era mais fácil identificar, a partir do gênero, o acesso do público aos sites. Bastava um pouco de atenção aos próprios domínios, algo como: mulheres.com.br ou homens.com.br.

Mas o interesse e comportamento de homens e mulheres na internet têm se tornado mais parecidos nos últimos anos, assim como sua atividade on-line. Essa mídia que já foi tipicamente masculina, agora apresenta uma proporção semelhante entre usuários do sexo masculino e feminino. Um estudo recente da empresa norte-americana Pew Research Center descobriu que homens e mulheres têm praticamente a mesma tendência de usar a internet para fazer compras, escolher um pacote de viagem ou usar os serviços bancários.

Mesmo assim, o que intriga os marqueteiros é a diferença do comportamento on-line entre os sexos.

Empresas que ganham dinheiro através da internet querem atrair as mulheres por muitas razões. Além de representarem praticamente a metade do mercado consumidor, sua participação na geração de renda e riquezas é cada vez maior. Mesmo assim, portais orientados especificamente para o público feminino não foram os melhores investimentos nos últimos tempos. E os especialistas em marketing on-line têm uma explicação: eles não acreditam que para atingir as mulheres através da internet seja preciso ter um portal feminino.

"O marketing ainda apenas arranha a superfície do que as mulheres desejam. É o pensamento cor-de-rosa", segundo Linda Johnson, da ReachWomen, consultoria de marketing para o público feminino, e co-autora do livro "Don't Think Pink". O pensamento cor-de-rosa se refere à idéia de que acrescentar tons pastéis ou versões "light" das peças originais tonará um produto mais atrativo para as mulheres. Este pensamento pode até funcionar para produtos como maquilagem ou sapatos femininos, mas não funciona para a maioria dos produtos.

Vamos ficar atentos. Amanhã tem mais!

Um abraço!

Tucci

5 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isso pq o jeito feminino de ser está mudando.
A maioria das pessoas ñ notaram isso ou simplismente ignoram.
Um exemplo disso, é a forma como a mídia da espaço às "revoluções" comportamentais masculinas. Antes era o Metrossexual, agora é notado o Übersexual e as mulheres?
Essa mudança de comportamento parece ter sido notada a pouco tempo.
Pelo menos na propaganda, ainda vejo os antigos "moldes" bem fortes.

Anônimo disse...

Mulher hoje entende de mecânica, veste terno e cueca, bebe cerveja ao invés de Campari, já sabe que o Raí parou de jogar bola e ainda ajuda a bancar a casa, quando não sozinha.

Homem veste Zoomp, Ópera Rock FÓRUM e Carmim. Gasta mais de 10 mangos no cabeleireiro (ou hair designer, mas barbeiro nunca), abandonou o Bozanno pela L´oreal, ouve Ana Carolina e canta os sucessos da Ivete e do Chiclete com banana bem alto na micareta.

Bingo:
Mulher está cada vez mais homem e homem está cada vez mais mulher.

Anônimo disse...

E é aí que entra a sacada da publicidade, pessoal. É perceber a mudança essa mudança de comportamento dos gêneros.
Os antigos moldes ainda estão bem fortes porque ainda há muita propaganda clichê.
E o consumidor também tá cheio disso.
O ritmo tem que ser esse.

Anônimo disse...

eduardo, me inclua fora dessa sua conclusão aí, por favor.

hehe, abraço.

Anônimo disse...

Keep up the good work » »