segunda-feira, março 20, 2006

O melhor anúncio de Veja



Por Raul Otuzi

A maioria dos anúncios de moda parte de um princípio muito simples: uma bela foto de modelos cheios de atitude (?) e só. Assina com a marca e pronto. Um estilo de vida está representado e se você se identifica com ele, vista-se.

Esse anúncio da Almap para a Forum nega este modelo tradicional. São três páginas. A primeira traz dois modelos prontos para a faxina, com a bandeira do Brasil ao fundo. Daí viramos a página e surge uma página dupla com nossa dupla de heróis detonando corruptos enlameados com suas malas de dinheiro.

Atitude, impacto, atualidade, nacionalidade, adequação, bom humor, vingança. Tudo junto. Confesso que adorei essa anúncio, que aliás me fez lembrar de um outro: anos atrás a Ellus publicou um anúncio parodiando a famosa foto de PC Parias com a namorada, os dois mortos na cama. Mas esse, só valia por retratar um momento político, nada além disso.

Para encerrar, vale celebrar duas marcas poderosas do mundo fashion que sempre venderam conceito em vez de simples fotos bonitas. Claro que vocês sabem de quem estou falando, Benetton e Diesel. Comentarei mais das duas em breve, www.benetton.com, www.diesel.com.

23 comentários:

Anônimo disse...

Vixe...

quem diria q essa campanha seria da Forum?

Essa peça mostra tambm a mudança do carater de seu público: antes garotos q tinham como foco a auto-afirmação e sua contemporaneidade na moda, hoje jovens preocupados com a imagem de seus pais (mesmo solucionando o problema das formas mais simplistas possível, sem um envolvimento profundo na causa).
É também uma forma de atrair mais simpatizantes exprimindo em sua propaganda uma ação q é vontade nacional.
É um belo gancho para o momentâneo nacionalismo que vivemos devido a copa.

naum dá pra falar mais nada naum...é ALmap!

Anônimo disse...

grande anúncio, vende moda com uma coisa que está na moda: ÉTICA!!!
beijos

Anônimo disse...

Se diferencia pela proposta, sem dúvida.

Vende toda aquela atitude que o consumidor de Fórum NORMALMENTE não tem.

Mas não concordo com essa forma de se vender atitude, achei forçado demais.

Ser um brasileiro engajado não tem nada a ver com socar políticos a esmo, atitude é muito mais do que agressividade.

Acredito que acertariam mais na veia se fossem menos "Kill Bill" e mais "Sr. Miyagie" ou "Bruce Wayne".

Dava para vender atitude com agressividade de maneira mais conceitual e inteligente.

Anônimo disse...

gostei dessa estética kill bill.
Acho que nós, jovens, precisamos disso: ATITUDE.

Anônimo disse...

e muita reflexão, claro.

Anônimo disse...

Concordo com o eduardo mesmo que sutilmente é incentivo a violência.

Anônimo disse...

sem contar que cabe processo a um anuncio como este, vide o caso da skol com o comercial da "musa do verão" que coloca mulher como item de consumo e o da brahma no qual aparece a bebida em um estadio de futebol (onde a venda é proibida).

Anônimo disse...

sab o q me lembra?

o comercial do Panamericano...

A mesma "revolta primária" q tem nakela propagnda é observada na peça da Forum!

Anônimo disse...

Não costumo postar no blog porque normalmente tudo vira discussão. São birgas e xingamentos pessoais fora de sentido. Mas desta vez não pude resisitir. É disso que propaganda precisa, algo que vai além da piadinha, que não é só um belo anúncio, não é varejo. Vende uma causa, vende uma idéia, vende um posicionamento de marca. E ainda vende jeans, porque filhinho de papai vai comprar Forum e se sentir livre da culpa do mundo, afinal, ele contribui com uma causa, nem que seja ideológicamente.
Adorei a campanha, não por ser da almap ou por ser do Serpa (o que já é genial), gosto porque é reflexo de uma cultura de "saco cheio" da corrupção e diferente do que se vê em moda. é isso aí. Continuem brigando, quando não se tem nada pra fazer aqui na agência, dá pra ficar rindo dos comentários asperos de alguns.

Anônimo disse...

Enquanto inúmeras marcas de roupa só vendem imagens, a Forum (na sua primeira campanha da Almap), nos oferece outra coisa: nos oferece uma idéia. Dá vontade de fazer isso mesmo nesses caras. Porrada. Mas não física, cadeia neles.
Nunca gostei da forum, patricinha que é, mas com essa campanha começo a rever meus conceitos.

Anônimo disse...

Bem lembrado chico...

leonardo parnes, vender uma causa é diferente de pancadaria explícita.

é a mesma coisa que apoiar o MST nos atos de vandalismo praticados
contra os laboratórios da aracruz no rio grande do sul por militantes da via campesina.

Acredito que exitem outras formas de mostrar atitude sem violência.

(desculpem só citei o caso da via campesina pois o anuncio também remete a politica)

Anônimo disse...

david, acho que é um pouco de exagero seu. Acho que a pancadaria é metafórica. É dizer: 'puxa, não aguento mais essa bandalheira'. vamos dar uma basta nisso. Na boa, eu gostei.
Um abraço!

Anônimo disse...

Duas heroínas! Esse viadinho chutando é bem gay! UI!!!!

Anônimo disse...

analisando sob outra visão.. que gostosa a modelo hein... acho q o político ali caiu só em ver as peitolas dela (até pq está comprovado que eles gostam e não é pouco)
quanto ao anúncio, ao ver já pensei na hora: vai ser o anuncio da semana do ehduca..
valeu!

Anônimo disse...

Tenho sérias restrições.

Mas só o fato da marca Forum entregar sua comunicação para uma agência já é louvável. Esse segmento costuma ser bem amador quando o assunto é comunicação. Os anúncios de moda são horríveis. E pior, são todos iguais.

Anônimo disse...

O Eduardo Cavalheiro quer menos violência. Ele é mesmo tão cavalheiro...

Anônimo disse...

esse anúncio é notícia no www.voxnews.com.br, vale a pena dar uma olhadinha.

Anônimo disse...

parece que eh noticia tb no ehpuxa e no ehbabaovo.

Anônimo disse...

Num segmento acostumado a botar modelos com cara de retardados e roupas de gosto altamente duvidoso, qualquer coisa que fuja disso consegue se destacar. E nem precisa ser criativo. Essa campanha da Almap prova isso.

Anônimo disse...

O modelo homem tem cara de desnutrido viado...

Anônimo disse...

Incentivo à violência? Façam me o favor!! Vc realmente imaginam que uma pessoa vai ver aquilo e dizer: - Puxa, boa idéia! Vou vestir uma calça jeans e sair de topless (no caso das mulheres) batendo em todo mundo! Como não havia pensado nisso antes?? Acho q as pessoas deveriam regredir até as suas aulinhas de língua portuguesa no primário e lembrar o que é metáfora. Essa objetividade cega e o fervor do politicamente correto jah estão patrulhando a propaganda num nível que beira o fascismo. E depois reclamam do baixo nível do nossa propaganda recente. Essas pessoas deveriam relaxar, comendo pipoca e assistindo a um bom filme do Bruce Lee...

Anônimo disse...

What a great site »

Anônimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »